Publicada em 13/08/2013 às 14h08 (atualizada há 14/08/2013 - 09:19)
Foto: Stela Mares
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, recebeu na manhã de hoje (13), a mais alta condecoração instituída pela Justiça de Pernambuco, o "Grão Colar de Alta Distinção" da Medalha do Mérito Judiciário Des. Joaquim Nunes Machado.
A homenagem foi parte das comemorações dos 191 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Conforme destacou o presidente da instituição, desembargador Jovaldo Nunes, a medalha foi um elemento simbólico para prestigiar aqueles que contribuem direta ou indiretamente com o poder judiciário.
A manhã foi seguida por outras condecorações e pelo levantamento histórico das conquistas da justiça pernambucana, a exemplo do Fórum Des. Rodolfo Aureliano (Fórum do Recife), pelo qual transitam cerca de 5 mil pessoas por dia; da descentralização com as varas no interior do Estado, que permitem maior acesso da população e, ainda, da Central de Conciliações, que obtém acordos em cerca de 80% dos processos em que atua.
O desembargador-presidente do TJPE reforçou os pedidos por celeridade e eficiência, convocou a todos para um “esforço para fazer justiça e que ele repercuta na ponta, naqueles que precisam”.
A mesma comenda foi entregue ontem aos ministros Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal) e Paulo de Tarso Sanseverino (Superior Tribunal de Justiça) e hoje ao general Marcelo Aguiar.
A cerimônia foi encerrada com o Hino de Pernambuco, na voz do cantor Almir Rouche, que também havia cantado o Hino Nacional na abertura do evento.
O vice–presidente do TRT6, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo e o desembargador Sergio Torres Teixeira prestigiaram o evento. Autoridades de outras instituições também compareceram, a exemplo do vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (representando o Governador); do secretário de assuntos jurídicos de Recife, Ricardo Correia (representando o Prefeito); do corregedor geral do Ministério Público de Pernambuco, Renato Silva (representando o Procurador-Geral de Justiça); o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa; o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves, entre outros.