Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA NAS ESCOLAS

​Foto: Elysangela Freitas

Com bastante criatividade, os alunos da escola Tomé Gibson, localizada no bairro da Guabiraba, realizaram na tarde de ontem (20) apresentações para expor o aprendizado sobre Direitos Fundamentais e do Trabalho. Em seguida, tiraram dúvidas sobre os temas junto aos representantes da Justiça, que formaram a mesa de convidados. Esse foi o segundo colégio da rede pública a receber o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) nesse semestre.

O projeto é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e, em Pernambuco, realizada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI) com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6).

No período anterior à visita, houve a capacitação dos professores, que, por sua vez, trabalharam os assuntos em sala, ensinando, motivando e produzindo debates. Eles utilizaram a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, que explica, em forma de quadrinhos, os direitos do trabalhador. A coordenadora do Tomé Gibson, Alba Oliveira, destacou a eficiência da Cartilha, “eles adoram gibis, ficou atraente”.

Segundo a coordenadora, os alunos do Ensino Médio que já trabalham se mostraram mais atentos em identificar e buscar seus direitos. Ela ressaltou que os estudantes também demonstraram maior interesse pelos cursos de capacitação oferecidos na região

“A presença dos juízes é mais um motivo para chamar a atenção, eles representam o Estado e fortalecem a ideia de Justiça”, foi o que falou o gestor adjunto da escola, Cícero Dias. Para ele, o programa é uma contrapartida ao cenário, muitas vezes hostil, da região.

O 6º ano “B”, abordou, por meio de fantoches, a exploração do trabalho infantil. Já o 2º ano “A” fez um vídeo com a participação de toda turma, que exibiu, inclusive, os erros de gravação. Para tal, foram necessárias pesquisas na internet e na biblioteca, conforme relatou Andrey Ricardo, aluno da série.

A coordenadora do programa, juíza Carmen Richlin, lembrou a culminância que acontecerá no fim do ano, na qual as escolas irão concorrer entre si na seleção da melhor apresentação.

​Foto: Elysangela Freitas

Na mesa dos convidados estavam: o juiz André Luiz Machado, presidente da AMATRA VI; a juíza Carmen Richlin, coordenadora do programa; o juiz do TJPE Abner Apolinário, a juíza aposentada do TRT-PE Lígia Valois, o advogado Jorge Dantas e Valdima Batista de Santana, gerente regional da educação do Recife-Norte.

No link abaixo estão mais imagens do evento:

http://www.flickr.com/photos/89154134@N08/sets/72157635156313663/

(Helen falcão)