Publicada em 02/09/2013 às 14h12 (atualizada há 05/09/2013 - 09:59)

Desembargador Pedro Paulo, à direita, (TRT-PE) com ministro Augusto Nardes (TCU)
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), no exercício da Presidência, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, prestigiou o seminário “Diálogo Público – para melhoria da governança pública”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), iniciado na manhã desta segunda-feira (2).
Até as 18h serão discutidas boas práticas na gestão pública, estudadas pelo TCU tanto em âmbito nacional, como internacional. A ideia é que elas possam ser adotadas em instituições públicas de todo o país.
Durante a abertura do evento, o presidente do TCU, Ministro João Augusto Ribeiro Nardes, citou dados acerca do baixo investimento público, mesmo quando há orçamento autorizado. O ministro destacou ser um problema recorrente em vários setores – saúde, educação, urbanismo, etc. Alertou, ainda, para o número de contas recusadas no âmbito de candidaturas políticas, cerca de 6.800 pessoas não puderam concorrer nas últimas eleições devido a irregularidades na prestação de contas.
Tendo em vista tais fatos, o projeto Diálogos Públicos, busca uma forma pedagógica de auxiliar gestores a atuar, dentro da legalidade, com mais eficiência. Para o ministro João Augusto Nardes, o “planejamento é a base para mudar a nação”.

Presidente do TJ-PE, desembargador Jovaldo Nunes; conselheiro do TCE-PE, Valdecir Pascoal; presidente do TCE-PE, conselheira Teresa Dueire; presidente do TCU, ministro Augusto Nardes; presidente do TRT-PE, em exercício, desembargador Pedro Paulo, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Ao cumprimentar o ministro João Augusto Nardes, o desembargador Pedro Paulo mencionou a importância do seminário, sobretudo por sua abordagem preventiva, contribuindo para a melhoria da governança e garantia da transparência da Administração Pública.
O desembargador Pedro Paulo convidou o ministro Augusto Nardes para conhecer as instalações do TRT-PE, ficando a confirmação da visita na dependência de horário na agenda do ministro.

Ana Regina, Flávio Romero e Avany Cavalcanti, servidores do TRT participando do seminário
Por indicação do desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, servidores da área de auditoria e finança do TRT-PE estão participando dos cinco debates que compõem a programação. São eles o diretor da Secretaria de Auditoria e Controle Interno, Enoque de Souza Sobrinho; o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Flávio Romero Mendes; a coordenadora de Contabilidade, Ana Regina Soares e Avany Cavalcanti, chefe do Setor de Despesa de Pessoal.
Compuseram a mesa de abertura o presidente do TCU, Ministro João Augusto Nardes; a presidente do TCE, conselheira Maria Teresa Caminha Duere; o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o prsidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes; o Ministro do TCU, José Jorge Lima; e vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Constas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal, que também representou o Instituto Rui Barbosa.