Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TJC CHEGA A MAIS UMA ESCOLA

Diante de um pátio lotado, magistrados e advogado foram recebidos com entusiasmo pelos alunos da Escola de Referência Santa Paula Frassinetti, em mais uma visita do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que aconteceu na tarde da terça-feira (03).

O ânimo dos alunos esteve presente ao longo do aprendizado em sala e da produção das apresentações culturais, conforme depoimento da professoras multiplicadoras Dayse Batista e Patrícia Luna. No primeiro semestre do ano, elas passaram por uma capacitação que incluiu reuniões com magistrados acerca dos Direitos Fundamentais e do Trabalho e receberam materiais de apoio para ajudar na abordagem da temática na sala de aula.

Segundo Deyse, o assunto chamou muita atenção, pois muitos estudantes presenciam em casa casos de desrespeito à CLT, como o trabalho sem carteira assinada. Patrícia levantou outro ponto: o interesse em conhecer não só os direitos, mas os deveres do empregado, visto que a desobediência a eles pode levar a demissões.

Uma equipe composta de alunos do 1º e 2º anos produziu um vídeo com entrevistas, no qual expuseram a insegurança do trabalho informal: falta de equipamentos, de suporte financeiro em caso de acidentes, entre outros. Outros dois grupos fizeram apresentação teatral e paródia musical para expressarem o que foi aprendido.

O Programa TJC é comandado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI) e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) para realizar ações em Pernambuco.

Quem marcou presença no evento e respondeu aos questionamentos dos jovens foram os magistrados: Carmen Richlin, coordenadora do programa; André Luiz Machado, presidente da AMATRA VI; Lígia Valois (aposentada pelo TRT PE); Cleide Cruz (aposentada pelo TRT PE); Liliane Mendonça (TRT PE); Abner Apolinário (TJPE); e Aldemir Acioli (TRT PE). O advogado Hugo Vitor, que representou a Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco também ajudou a responder as perguntas.