Publicada em 05/09/2013 às 16h32 (atualizada há 12/09/2013 - 14:24)
A 3ª Semana de Execução do TRT-PE, que aconteceu de 26 a 30 de agosto, encerrou-se arrecadando R$ 15.193.858,52, créditos levantados para saldar dívidas trabalhistas. Dentre as atividades realizadas, teve destaque o leilão das varas do estado realizado nos dois últimos dias da campanha, obtendo mais de 10 milhões de reais na venda de bens penhorados. O número superou em muito os valores do ano passado, que somaram cerca de 1,3 milhões. Das 1.030 audiências de tentativa de conciliação realizadas, 489 resultaram em acordo, gerando um montante de cinco milhões de reais.
A Semana Nacional de Execução Trabalhista foi instituída pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em 2011 com o objetivo de implementar medidas concretas e coordenadas para dar maior efetividade à etapa processual executória. Durante a campanha, os magistrados e servidores da Justiça especializada concentraram esforços para resolver processos que estavam em fase de execução, incentivando prioritariamente a conciliação entre as partes.
Outras ações executadas pelo TRT6 durante a Semana foram: a divulgação da lista dos maiores devedores trabalhistas no Estado, a manutenção dos lançamentos no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), a intensificação do cumprimento de mandados de penhora, remoção e entrega de bens, com vistas a superar os melhores resultados alcançados em edições anteriores.
As medidas realizadas também contribuíram para alcançar a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) específica para a Justiça do Trabalho de “Aumentar em 15% o quantitativo das execuções encerradas em relação ao ano de 2011”. As ações da Semana no Regional alcançaram 3.714 litigantes.