Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

GETRIN6 REALIZA NOVAS AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA TRABALHO SEGURO

Fotos: Elysangela Freitas

Reunião ordinária do Getrin6                                      

Os usuários do metrô e do transporte rodoviário da Região Metropolitana do Recife (RMR) vão encontrar nos trens e nos ônibus cartazes com a campanha educativa do Programa Trabalho Seguro. Isso será possível graças à parceria realizada pelo Getrin6 com a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU-Metrorec) e o Grande Recife Consórcio de Transporte.

O objetivo das parcerias é a divulgação do Programa Trabalho Seguro por meio da fixação de cartazes nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), assim como nos trens e estações do Metrorec, no período de 07 a 11 de outubro, dando destaque à ideia da prevenção ao acidente do trabalho. Somando 28 estações, o sistema metroviário pernambucano é o segundo do país, transportando aproximadamente 350 mil usuários/dia. Já o Grande Recife Consórcio de Transporte atende a 2 milhões de passageiros diariamente, com mais de 3 mil ônibus e 390 linhas.

A ação dá continuidade ao cumprimento da meta estabelecida pelo Programa Trabalho Seguro para divulgação de mensagens educativas sobre saúde, segurança e meio ambiente de trabalho, com foco na prevenção de acidentes de trabalho, por mecanismos de comunicação de massa, em lugares de grande circulação de pessoas.

Na quarta-feira, 28 de agosto, o gestor regional do programa, desembargador do TRT-PE Fábio Farias, realizou visita ao superintendente de trens urbanos (CBTU-Metrorec), José Marques de Lima. Na oportunidade o desembargador destacou que também é prioritária para o programa a construção de uma parceria com a CBTU, com a finalidade de trocar experiências em relação às boas práticas de segurança instituídas naquela empresa. A proposta foi bem aceita pelo representante do Metrorec que se colocou à disposição para colaborar com as ações do Programa Trabalho Seguro.

José Marques de Lima, superintendente de trens urbanos (CBTU-Metrorec), e Desembargador Fábio Farias

Na segunda-feira, 02 de setembro, a juíza Patrícia Brandão, também gestora regional do programa, acompanhou o desembargador Fábio Farias, em visita ao diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Barreto Coutinho Bezerra de Menezes. Na ocasião a magistrada ressaltou a importância da construção das parcerias com a sociedade civil para divulgação do Programa Trabalho Seguro. Também estavam presentes Tatiana Vitória e Gustavo Mendonça, coordenadora jurídica e diretor de gestão do Grande Recife, respectivamente.

Diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Barreto Coutinho Bezerra de Menezes, Desembargador Fábio Farias e Juíza Patrícia Brandão

Devido ao crescimento acentuado do número de acidentes tanto de pessoas diretamente envolvidas quanto de usuários, o setor de transporte foi escolhido pelos gestores do Programa Trabalho Seguro do TST como prioridade para atuação em prevenção em 2013.

SEMINÁRIO - Em reunião realizada na segunda-feira (2), o Getrin6 discutiu a organização de um seminário sobre perícias judiciais, bem como a inclusão do tema saúde e segurança no trabalho nos currículos escolares, com o objetivo de cumprir as Metas 07 e 08 do Programa Nacional do Trabalho Seguro.

Estavam presentes à reunião a juíza Patrícia Brandão, Ouvidora e Conciliadora de Segunda Instância do TRT6, Leonardo Osório Mendonça, Procurador do MTP6, e Luiz Antônio Melo, representante da Fundacentro.

O Programa Trabalho Seguro foi instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em Pernambuco os gestores regionais do Programa são o desembargador Fábio Farias e juíza Patrícia Brandão, que contam com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região (Getrin6), formado pela parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT 6), a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT 6), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU-PRF5) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS-NE), com colaboração da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

(Elysangela Freitas)