Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

GETRIN6 DIVULGA PROGRAMA TRABALHO SEGURO NO SISTEMA JC

O Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) Fábio André Farias, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, esteve no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação na manhã desta sexta-feira (6) e foi recebido pelo diretor do grupo Eduardo Lemos, que estava acompanhado pela gerente de Marketing Institucional, Andrea Pontual. O objetivo da visita foi firmar uma parceria com o intuito de somar esforços na divulgação da campanha “Trabalho Seguro: direito de todos, obrigação de cada um”.

A iniciativa faz parte da estratégia do Getrin6 (Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região) de estabelecer parcerias para ajudar na disseminação da campanha que visa a prevenir acidentes e doenças ocupacionais. A medida se alinha com a meta 6 do Programa Trabalho Seguro de “divulgar mensagens educativas sobre saúde, segurança e meio ambiente de trabalho, com foco na prevenção, por meio de instrumentos de comunicação, como extratos bancários, contas de energia, água e telefone, e intimações/notificações/andamentos processuais”.

Durante a reunião, o desembargador apresentou a Eduardo Lemos o Getrin e as três frentes em que trabalha: prevenção de acidentes no âmbito dos quadros do Regional; função educativa – por meio de parcerias com Secretarias e escolas estaduais e municipais e instituições profissionalizantes para realizar cursos de prevenção no local de trabalho – e a atividade de divulgação das ações executadas.

O gestor levantou a problemática da recorrência de acidentes laborais, enfatizando que “Entre 1970 e 2010 foram registrados 37 milhões de acidentes de trabalho, uma média de 200 mil de casos a cada ano”. Falou também da importância da cooperação por parte de instituições estratégicas, a fim de alcançar o maior número de trabalhadores possível, citando como parceiros a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), CBTU-Metrorec e Grande Recife Consórcio de Transporte.

O diretor do Sistema JC se propôs a colaborar com a disseminação da campanha durante os próximos meses e destacou que o Sistema JC exerce uma política de divulgação de programas e políticas sociais de educação e interesse público, colocando-se à disposição para ajudar na publicação de notícias e banners educativos em todos os veículos do grupo.

No final da visita, o Desembargador deu uma entrevista ao vivo no programa JC News, comandado pelo jornalista Aldo Vilela e também conversou com a reportagem do NE10.  

Trabalho Seguro - O programa, uma iniciativa do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), foi idealizado em 2011 para estabelecer parcerias com diversas instituições públicas e privadas, a fim de conceber e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho. O projeto foi criado em razão do grande número de acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência. No TST, cerca de 20% dos processos julgados anualmente têm pedidos de indenizações decorrentes de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.

No TRT-PE, o Programa Trabalho Seguro tem como gestores o Desembargador Fábio André Farias e a juíza ouvidora do Regional Patrícia Brandão.