Publicada em 11/09/2013 às 17h24

Com 41 anos dedicados à magistratura do trabalho, a desembargadora Maria Helena Guedes Soares de Pinho Maciel se aposentou. O ato da concessão de sua aposentadoria foi publicado no último dia 05, no Diário Oficial da União. O pedido havia sido aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), em sessão administrativa do dia 04 de junho deste ano.
Natural de João Pessoa, Paraíba, Maria Helena formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba em 1967. Ingressou na Justiça do Trabalho após aprovação no cargo de juíza substituta, em 1972, assumindo a substituição na Junta de Conciliação e Julgamento de Goiana. No mesmo ano, passou a funcionar como presidente nas juntas de Paulista, na 2ª, 4ª, 5ª e 6ª de Recife, e também em Jaboatão, Nazaré da Mata, Limoeiro, Goiana, Cabo e Maceió, em períodos pontuais.
Em 1979, pelo critério do merecimento, passou a exercer a judicatura como Juíza Presidente, havendo atuado como titular das juntas de Pesqueira, Catende, Paulista, Goiana, 2ª de Jaboatão, 1ª de Olinda, 5ª, 11ª e 13ª de Recife.
Maria Helena Soares recebeu Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Goiana, pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade, no ano de 1986, e foi agraciada em 1997 com a Medalha Conselheiro João Alfredo Correa de Oliveira, na Categoria Mérito Judiciário. Recebeu, ainda, no dia 30 de março de 2000, o Voto de Congratulações pela promoção no cargo de Juiz Togado deste Regional.
Também em 2000, obedecendo ao critério de antiguidade, foi promovida a desembargadora do TRT-PE, exercendo o cargo de Corregedora, no biênio 2007/2009, e de Vice-Presidente, durante a gestão 2011/ 2013.
Na sessão do Pleno do último dia 10, os desembargadores, iniciando pelo presidente em exercício, Pedro Paulo Nóbrega, saudaram a desembargadora reconhecendo sua importância para o Regional, no que foram seguidos pelo procurador-geral do trabalho e pelo representante dos advogados.