Publicada em 27/09/2013 às 13h59
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) promove nesta sexta-feira (dia 27), às 13h30, no auditório do Condomínio Sudene (13º andar – ala Sul), solenidade que marca o fim do treinamento em PJe-JT para os servidores lotados nas 1ª a 11ª Varas do Recife, totalizando cerca de 148 capacitados. Participam do evento o coordenador geral da EJ, Juiz Agenor Martins Pereira, a diretora de Recursos Humanos do Regional, Eliane Remígio, além dos servidores da Escola Verônica Tavares (secretária executiva) e Mário dos Santos (chefe da Seção de Educação a Distância). Também na ocasião, a Secretaria de Informática vai falar sobre o tema “Segurança na Informação”. O PJe-JT será oficialmente instalado para estas 11 Varas no próximo dia 07 de outubro.
Ao final de treze encontros, realizados sempre nas tardes das sextas-feiras, a Escola Judicial implementou um projeto ousado e inovador, que incluiu um misto de atividades presenciais e a distância. A proposta – que para os treinandos das 1ª a 11ª VTs, será concluída nesta sexta-feira (27) – visava a capacitar, de uma única vez e por videoconferência, mais de 300 servidores da Primeira Instância da Capital, utilizando como sala de aula o próprio ambiente de trabalho.
No dia 05 de julho, contando com a presença de todos os servidores lotados nas 23 Varas do Fórum Sudene, o projeto foi apresentado pelo Desembargador Presidente, Dr. Ivanildo Andrade, e pelo desembargador diretor da EJ-TRT6, Dr. André Genn.
A metodologia, recentemente elogiada pelo Ministro Corregedor do TST, facilitou e maximizou a logística do Tribunal, evitando o deslocamento de um grande número de servidores para os laboratórios da EJ (instalados na Encruzilhada e no Edifício Sede). “Aqui, graças a inventiva de alguns servidores que conseguiram criar um curso tão bom, e, ao mesmo tempo, elaborar um material didático como manuais de treinamento tão profissionais, ficamos vivamente impressionados, após a visita realizada à Escola Judicial”, destacou Ives Gandra Martins Filho, ao concluir a leitura da Ata de Correição, na última sexta-feira (dia 20), diante do Pleno do Regional.
BLENDED – O treinamento para implementação do PJe-JT na Capital adotou a técnica “blended”, associando ações de Educação a Distância (EaD) com atividades presenciais. O projeto incluiu um prévio treinamento teórico-didático, na sede da Escola, participando dois monitores de cada unidade judicial – que, ao longo dos encontros por videoconferência, atuaram como facilitadores da aprendizagem. Também foram produzidos recursos de áudio e vídeo, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de exercícios e treinamentos monitorados, utilizando-se a plataforma moodle do Tribunal.
Ao longo dos encontros das sexta-feiras, as aulas foram sendo geradas a partir da 2ª VT, cabendo ao servidor Mário dos Santos ministrar o conteúdo. Os treinandos, por sua vez, recebiam a informação por intermédio de televisores e monitores instalados nas 23 Varas. Dúvidas foram sendo dissipadas a partir de chats, operados pelos monitores locais. Eventuais dificuldades técnicas foram enfrentadas com a participação das equipes de Informática, que, comunicando-se por rádio, deslocavam-se nos seis andares envolvidos durante a operação.
(EJ/Gutemberg Soares)