Publicada em 21/10/2013 às 14h36 (atualizada há 21/10/2013 - 14:37)
Fotos: Stela Maris

Mesa de abertura do 10º Módulo, que acontece até o dia 25
Teve início na manhã desta segunda-feira (21/10), no Auditório da Superintendência do Banco do Brasil, em Recife/PE, o 10º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O evento, que é voltado para os magistrados, acontece até 25 de outubro, e é composto por quatro cursos, com aulas expositivas, oficinas, além de atividades complementares e avaliativas através de Educação a Distância (EaD).
Na abertura do encontro, a mesa de honra foi composta pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade; pelo diretor da Escola Judicial do TRT-PE (EJ6), desembargador André Genn de Assunção Barros; pelo diretor da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Sexta Região (ESMATRAVI), desembargador Sérgio Torres Teixeira; pelo coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região (GETRIN6), desembargador Fábio André de Farias; pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI), juiz André Luiz Machado; e pelo presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), desembargador do TRT-MA, James Magno Araújo Farias.
Em suas palavras, o Presidente do TRT-PE destacou o papel da Escola Judicial na preparação dos magistrados para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional: “Hoje, faz-se mister que o juiz seja participativo e atuante, agindo com qualificação para ter condições de exercer, de forma efetiva, a prestação esperada pelo Judiciário”.
Após a cerimônia de abertura, houve a primeira palestra do dia, com o tema: Magistrado, Sociedade e Mídia na Pós-Modernidade, ministrada pelo desembargador do TRT-MA e presidente do CONEMATRA, James Magno Araújo Farias. Ele fez uma reflexão sobre a atuação do Judiciário e comentou algumas características da justiça brasileira como a participação maior das mulheres no Judiciário, trazendo uma percepção diferenciada; e a juventude dos magistrados – cada vez mais jovens juízes ingressam na justiça – “É preciso equilibrar essa ousadia, essa garra dos novos juízes com as experiências dos mais antigos. Quando você junta tudo isso, consegue algo muito positivo”. O palestrante destacou também a preocupação social na justiça com a inclusão de vários projetos junto às comunidades.

O evento, que tem o apoio institucional da AMATRA6, ESMATRA, GETRIN6 e BANCO DO BRASIL, em sua cerimônia de abertura, registrou as presenças dos desembargadores Eneida Melo Correia de Araújo, Gisane Barbosa de Araújo, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, Valéria Gondim Sampaio, Ivan de Souza Valença Alves, André Luís Moraes de Oliveira–Desembargador do TRT-MS, além do coordenador da EJ6, juiz Agenor Martins Pereira.
Serviço:
Evento: 10º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados
Local: Auditório da Superintendência do Banco do Brasil e salas GEPES (10º e 9° andares da agência Rio Branco do Banco do Brasil – Cais do Apolo)
Data: de 21 a 25 de outubro
Horário: 8h30 às 16h30
Mais informações:
Escola Judicial EJ TRT6
(81) 3242-0206 / 3242-6259