Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SERVIDORES CONHECEM NOVAS FORMAS DE EXERCITAR O RACIOCÍNIO

Foto: Helen Falcão

Mabel Negreiros fala sobre os desafios do cérebro

As comemorações do dia do servidor público (28 de outubro) começaram às 15h de ontem (22), na Sala de Sessões do Pleno, no Cais do Apolo, com a palestra “Preguiçoso por natureza: o cérebro precisa de estímulos", da instrutora Mabel Negreiros. Nela, os participantes aprenderam maneiras de exercitar a mente, de forma a beneficiar a saúde, o trabalho e a vida social.

Ao chegarem ao Pleno, os servidores se depararam com alguns jogos que, para serem solucionados, exigiam concentração e criatividade. Eles compunham exemplos de como fugir da rotina e treinar diferentes formas de raciocínio.

Jogos para estimular a mente

“Aqui, vamos ouvir dicas e aprender como estimular o cérebro de forma correta, afinal estamos vivendo mais”, resumiu a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Eliane Remígio, que fez a abertura do evento.  As inúmeras informações recebidas diariamente exercitam a mente, contudo, conforme explicou Mabel Negreiros., tudo que vira rotina deixa de ser efetivo para o desenvolvimento cerebral: “Tem hora que a gente nem lembra o que fez no dia, porque está tudo no automático”, afirmou.

De acordo com a instrutora, além de não contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade cognitiva, a rotina aumenta os níveis de estresse, pois a constante exposição do cérebro a exercícios repetitivos faz com que situações novas tragam angústia.  Pontuou, ainda, que 93% das soluções de problemas são encontradas em momentos de lazer ou de descanso.

Em cima de tal cenário, concluiu que as novidades e desafios tiram o cérebro da zona de conforto e, com isso, a capacidade cognitiva é estendida: “É necessário trabalhar a repetição, o interesse e a emoção para sedimentar o conhecimento, pois o cérebro é inteligente, mas é preguiçoso”, afirmou. O estímulo de diferentes áreas da mente contribui, em curto prazo, para o aumento da concentração e da memória, bem como para redução do estresse. Já em longo prazo, previne o declínio mental e aumenta a expectativa de vida em mais de três anos, conforme a palestrante.

Amanhã (23), às 18h, haverá a exposição de fotografias “Um novo olhar”, no hall de entrada do edifício Sede, com imagens capturadas por servidores do TRT-PE. Na quinta (24) e sexta (25), às 14h30,  a Sala do Pleno será reservada a atividades da Semana da Saúde do Tribunal e receberá palestras voltadas para preservação da vida saudável. A programação do Dia do Servidor encerra no dia 29 (terça-feira), com a Oficina de Origami, que também será na Sala do Pleno, a partir das 14h. O conjunto de atividades da Semana do Servidor e da Saúde contou com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Confira as fotos:

http://www.flickr.com/photos/89154134@N08/