Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PJe 100% NO RECIFE

Juízes José Adelmy da Silva Acioli e Hugo Melo; a corregedora do TRT-PE, desembargadora Virgínia Canavarro; o presidente, desembargador Ivanildo Andrade, o vice-pesidente, desembargador Pedro Paulo Nóbrega, e o diretor da EJ6, desembargador André Genn

Uma solenidade realizada nesta manhã (29), no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, marcou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas 12 varas restantes (12ª à 23ª) do Recife. A nova plataforma já estava funcionando em 33 unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), situadas no interior e na região metropolitana, e nas 11 primeiras VTs da capital, cuja inauguração aconteceu no dia 07. Portanto, o novo modelo processual já está presente em 56 varas do Regional, ou 80% das unidades, número que ultrapassa em muito a meta de 40% estabelecida pelo CNJ para o ano de 2013. 

O sistema eletrônico permite que os novos processos estejam disponíveis 24 horas por dia, sete dias na semana, o que, conforme o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, implica em “uma ferramenta extremamente significativa para a Justiça do Trabalho e para a sociedade como um todo, na medida em que o acesso ao Judiciário é condição básica para afirmação dos demais direitos”.

Discurso: desembargador presidente Ivanildo Andrade

Ainda de acordo com o presidente, no Recife, a transição para plataforma eletrônica vem se mostrando tranquila, tendo em vista que, das 2.200 ações registradas em PJe (e distribuídas entre as 11 primeiras varas),   “pouquíssimos foram os pedidos de apoio ao pessoal técnico”, relatou. Mesmo assim, destacou que o PJe não é uma tecnologia acabada, e precisará ser atualizada, conforme as contribuições e demandas dos diversos segmentos que a utilizam – magistrados, servidores, advogados, partes, etc.

Além de enfatizar o incremento da acessibilidade proporcionada pelo novo sistema, o juiz distribuidor do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo e titular da 12ª VT, Hugo Cavalcanti Melo Filho, também destacou os ganhos na velocidade da tramitação processual: “o PJe é o resultado de uma corrida para nos adaptarmos à celeridade que o mundo de hoje exige”. Por outro lado, relembrou que a mudança exige um período de adaptação, por isso, o momento também é de compreensão quanto a limites e dificuldades, assim como de solidariedade para auxiliar aos que precisam.

Juiz distribuidor e titular da 12ª VT, Hugo Cavalcanti Melo Filho

Compuseram o dispositivo de honra do evento o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade; o vice-presidente, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega; a  corregedora, desembargadora Virgínia Malta Canavarro; o diretor da Escola Judicial, desembargador André Genn, o juiz distribuidor Hugo Cavalcanti Melo Filho, e o vice-presidente da AMATRA VI, José Adelmy da Silva Acioli.

O diretor da Escola Judicial, desembargador André Genn e o vice-presidente da AMATRA VI, juiz José Adelmy da Silva Acioli, descerram a placa comemorativa de instalação