Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SERVIDORES DE 12 VTs DO RECIFE ENCERRAM CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAREM O PJe

Foto: Gutemberg Soares

Juiz Rodrigo Samico Carneiro fala durante a aula de encerramento.

Na tarde desta terça-feira (29), após a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas 12ª a 23ª varas do trabalho (VTs) do Recife, a  Escola Judicial da 6ª Região (EJ6) encerrou solenemente o Módulo de Capacitação em PJe voltada aos  servidores das referidas unidades. O coordenador adjunto da EJ6 juiz Rodrigo Samico Carneiro conduziu a cerimônia, que também teve como participantes a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), Eliane Remígio, e o analista em Tecnologia da Informação, Edilson Monteiro.

Primeiramente, o juiz lembrou a trajetória da Escola e do TRT-PE para capacitar magistrados e servidores no uso do PJe, bem como para a própria implantação da tecnologia. Segundo ele, além de superar as metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os esforços também fizeram com que a EJ6 fosse escolhida para apresentar, no 5º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário, a pioneira metodologia de treinamento. Devido a isso, alguns membros da equipe da Escola estavam em Brasília, participando do respectivo evento, que vai até quarta-feira (30).

Após as palavras do juiz Rodrigo Samico, o analista Edilson Monteiro tratou da Segurança da Informação. Segundo ele, algumas precauções que precisam ser adotadas para preservar senhas, dados, e certificados digitais, de forma a manter a integridade do processo eletrônico. Dentre os cuidados, o de “criar padrões pessoais de senhas”, que combinem senhas “fortes” (longas, com uso de diferentes elementos – letras, números, caracteres especiais – etc.), com a capacidade de seu usuário em memorizá-las, sem precisar fazer anotações.

Eliane Remígio encerra palestra com poema de Fernando Teixeira de Andrade: [...] É o tempo da travessia / e se não ousarmos fazê-la / teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos

Eliane Remígio, por sua vez, fez uma pequena retrospectiva das tecnologias utilizadas ao longo da história do TRT-PE, concluindo que a prestação de serviço à sociedade não seria efetiva atualmente sem o progresso tecnológico.

Facilitadores: dois servidores de cada vara do trabalho auxiliaram os colegas ao longo da capacitação

Por fim, o juiz Rodrigo Samico, convidou todos a continuarem aprendendo sobre o PJe, tendo em vista que a ferramenta estará em constante evolução. Para tal, indicou o site da Escola (http://ensino.trt6.jus.br/), o blog do servidor Sérgio Santos (http://soumaispjejt.blogspot.com.br/) , além da troca de informações entre  os próprios colegas.