Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

PROGRAMA TJC CONCLUI CICLO DE ETAPAS

fotos Stela Maris

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) encerrou o ciclo de ações deste ano. O evento de culminância aconteceu na tarde da sexta-feira (22) no auditório da Justiça Federal, no bairro do Jiquiá e teve como tema “CLT 70 Anos: transformando realidades e ampliando o diálogo sobre os direitos trabalhistas para além do ambiente escolar”.

O desembargador Ivanildo Andrade na cerimônia de abertura

O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, que em seu pronunciamento destacou a importância do programa: “É uma grande satisfação para o Tribunal apoiar o TJC, uma iniciativa que permite ao jovem vivenciar situações do ambiente de trabalho, que tenha contato prévio com a realidade que o espera. O jovem integrado hoje é o cidadão que trabalha e que produz amanhã, consciente dos direitos e obrigações, e de como funcionam os mecanismo à disposição do trabalhador para fazer valer seus direitos”.

Na ocasião, as sete escolas contempladas encenaram peças teatrais, exibiram vídeos e cantaram paródias. As apresentações, divididas em três categorias, foram avaliadas por um corpo de jurados. As vencedoras foram: Escola Embaixador Gilberto Amado, na categoria paródia; Escola Doutor Fábio Corrêa, na categoria vídeo; e Escola Santa Paula Frassinetti, na categoria jogo teatral.

Ao lado da coordenadora regional do TJC, juíza Carmen Richlin Varejão, estiveram presentes no evento o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-PE), desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantaso, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRAVI), juiz André Luiz Machado, o gerente de articulação municipal da Secretaria de Educação do Estado, Antônio Carlos Mendes e o advogado Hugor Vitor, da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco.

O Programa é composto por três ciclos: “Implementação do Projeto e Período de Formação”. “Tira-Dúvidas” e “Culminância”. O primeiro ciclo foi realizado através de quatro encontros, no auditório da AMATRA VI, em maio. Nesses encontros, os educadores e gestores das escolas atendidas participaram de uma capacitação que incluiu reuniões com os juízes trabalhistas, e receberam materiais de apoio para ajudar na abordagem da temática na sala de aula.

O segundo ciclo (Tira-Dúvidas) correspondeu ao momento de visita às escolas selecionadas. Os juízes envolvidos com o projeto foram às instituições de ensino beneficiadas, oportunidade em que tiraram dúvidas dos estudantes sobre questões trabalhistas. Nesses encontros, os alunos, orientados pelos docentes, realizaram apresentações para expor o aprendizado sobre Direitos Fundamentais e do Trabalho, mostrando materiais de pesquisas e trabalhos, como vídeos, peças teatrais, paródias, fantoches e letras de rap.

Alunos das escolas públicas visitadas pelo programa

Neste ano, as visitas foram realizadas nos meses de agosto a novembro, sendo contempladas sete instituições: Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães – ETEPAM (no bairro Encruzilhada), Escola Tomé Gibson (na Guabiraba), Escola Santa Paula Frassinetti (no Espinheiro), Escola Pedro Celso (em Beberibe), Escola Doutor Fábio Corrêa (também em Beberibe), Escola Governador Carlos de Lima Cavalcanti (em Casa Amarela) e a Escola Embaixador Gilberto Amado (no Hipódromo).

A juíza Carmem Richlin, coordenadora do TJC, em seu pronunciamento

A cerimônia foi encerrada pela coordenadora do programa, a juíza Carmen Richlin, que agradeceu a participação e o empenho dos gestores, professores e alunos das escolas. Ela participará, nos dias 28 e 29, na cidade de Fortaleza/CE, do encontro anual do Programa TJC, onde os coordenadores regionais apresentarão os resultados dos trabalhos do ano e discutirão as metas do programa para 2014.

O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), desenvolvida de forma pioneira no Estado pela AMATRA VI, e que também conta com o apoio do TRT-PE. Desde a sua implantação, em 2005, o programa já atendeu mais de 45 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, despertando mais de 20 mil alunos para os seus direitos e deveres enquanto cidadãos e futuros trabalhadores.

Saiba mais sobre o programa em http://www.amatra6.com.br/programa_tjc.php

Mais fotos em http://www.flickr.com/photos/89154134@N08/sets/72157635156313663/