Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

MAGISTRADAS DO TRT-PE RECEBEM HOMENAGEM DA OAB-PE

Fotos: Stela Maris

Homenageadas: juíza Ana Freitas e desembargadora Nise Pedroso

Duas magistradas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) -  desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa e juíza Ana Maria Aparecida de Freitas – receberam, na noite de ontem (05), a Medalha Heroínas de Tejucupapo. A comenda é uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco (OAB-PE) a “mulheres com grandes contribuições para evolução da sociedade”, conforme declarou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Além do presidente da Ordem, a mesa de condução dos trabalhos foi composta pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade; pela vice-presidente da OAB-PE, Adriana Rocha Coutinho; pelo ex-presidente da OAB-PE e atual vereador do Recife Jayme Asfora;  pela presidente da Comissão em Defesa da Mulher Advogada, Graça Barza; pela defensora pública geral de Pernambuco, Marta Freire; pela procuradora-geral do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), Eliana Maria Lapenda Guerra; pelo presidente da subseção da OAB-PE em Jaboatão dos Guararapes, Paulo de Tarso, e pela palestrante da noite,  a advogada Djenane Barros Batista.

Presidente do TRT-PE compôs a mesa do evento

Em sua fala, Djenane Barros abordou o “Empoderamento da mulher no século XXI”, expondo a luta das mulheres na conquista de direitos sociais e espaço no mercado de trabalho, bem como seus anseios atuais: “Queremos estar ao lado dos homens, dividir os cuidados e as tarefas”, afirmou. A palestrante ainda relembrou que, há apenas 100 anos, a mulher brasileira era considerada relativamente incapaz pelo Código Civil da época, o que, para ela, reforça as conquistas e méritos femininos.

Ambas as magistradas do TRT-PE se disseram honradas com a comenda. “A Medalha é mais um reconhecimento do trabalho realizado e do acesso da mulher em todas as profissões, especialmente na área jurídica”, afirmou a desembargadora Nise Pedroso. Ela também comentou que a Sexta Região dá amplo acesso às mulheres, seja para os cargos de magistradas, como para os de servidoras e reforçou que, nos 33 anos que atua na instituição, nunca sentiu preconceitos. A juíza Ana Maria Freitas, por sua vez, falou que irá guardar o momento como “uma das lembranças mais felizes e ternas ” e saudou o fato de as “mulheres estarem, cada vez mais, exercendo seu papel”.

Desembargadora Nise Pedroso exibe a comenda, ao lado do Presidente do TRT-PE,desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, da vice-presidente da OAB-PE, Adriana Rocha Coutinho e de sua filha Mariana de Sousa

No momento da entrega da Medalha para juíza Ana Maria Freitas, o presidente da OAB-PE tomou a palavra para elogiar seu “profissionalismo e senso ético”, que pode presenciar tanto no momento em que foi seu aluno, como quando trabalhou diretamente com a magistrada.

Juíza do trabalho Ana Freitas recebe a Medalha Heroínas de Tejucupapo do o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves

No total, a comenda foi entregue a 12 mulheres, dentre profissionais da área jurídica, acadêmica, jornalística, artística, religiosa e médica. Também houve homenagem especial a mais quatro mulheres.

O nome da Medalha é uma referência às mulheres de Tejucupapo (Goiana-PE), que lutaram com utensílios domésticos e agrícolas na expulsão dos holandeses, no século XVII, conforme expôs a presidente da Comissão em Defesa da Mulher Advogada, Graça Barza.

Prestigiaram o evento a desembargadora Maria Clara Saboya, o desembargador Fábio André de Farias, o presidente da Amatra VI, juiz André Machado, a ex-presidente do TRT-PE, a desembargadora aposentada Maria de Lourdes Melo, além de servidores do Regional.