Publicada em 19/04/2013 às 09h00
Por ano 2 600 trabalhadores perdem a vida em acidentes de trabalho no Brasil e o número total de acidentes chega a mais de 700 mil. Com o objetivo de despertar na sociedade o interesse por esta realidade tão grave, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, com entidades parceiras, está promovendo uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é 28 de abril.
As gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desembargadora Valéria Gondim e juíza Patrícia Brandão, em cooperação com um conjunto de órgãos que integram o Getrin6 (Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT6) realizam durante uma semana, de 23 de abril a 1º de maio, palestras, seminários e exposições sobre segurança no trabalho para que empregadores e empregados, mas também a sociedade como um todo, passem a construir uma cultura da prevenção no ambiente laboral.
Intensa, a programação começa no dia 23 de abril, na sede do TRT-PE, com a entregra do Ministério do Trabalho e Emprego à Advocacia-Geral da União e ao Ministério Público do Trabalho dos Relatórios de Acidentes do Trabalho Graves e Fatais. No mesmo local, às 11h, acontece a palestra Bernardino Ramazzini – Pai da Medicina do Trabalho, proferida pela médica Jandira Dantas Machado. Nessa mesma data, na sede do TRT ocorre a abertura da exposição sobre a obra de Bernardino Ramazzini, acervo que pertence à Fundacentro.
Na quarta-feira (24/04), realiza-se o “Seminário em homenagem ao 28 de abril – Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no auditório da Fundacentro. Aí também ocorre explanação da auditora fiscal do trabalho Simone Holmes, do procurador federal Hudson Alves Pinheiro e do procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça sobre os relatórios de acidentes de trabalho. Na sequência acontece o “Seminário Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”, em que se discute a NR 12, a cargo do auditor fiscal do trabalho Carlos Silva e do coordenador da divisão de segurança da CNI, Clovis Veloso de Queiroz Neto.
Durante a quinta-feira (25/04), no auditório da Fundacentro, a procuradora do trabalho Vanessa Patriota da Fonseca apresenta a pesquisa feita pelo Ministério Público do Trabalho e Procuradoria Regional do Trabalho acerca das condições de trabalho dos motoristas e cobradores de ônibus do Grande Recife. Realiza-se em seguida a mesa-redonda “Os instrumentos de gestão do SUS como estratégia pra construção do perfil de morbi-mortalidade ocupacional em Pernambuco”.
A programação integra a Comemoração dos 70 anos da CLT.