Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SEXTA JURÍDICA REALIZA PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA A CLT

Corregedora Virgínia Canavarro faz abertura de palestras

A corregedora do TRT-PE, desembargadora Virgínia Canavarro, deu continuidade aos eventos da sexta-feira, dia 28 de abril, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (ESTRT6). A corregedora fez uma breve abertura para introduzir os palestrantes da tarde, Marcília Gama, gestora do Memorial do TRT-PE e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o juiz do trabalho do TRT de São Paulo, Alexandre Alliprandino.

Professor Antônio Montenegro

A respeito da memória das causas trabalhistas e a preservação da história, a professora e gestora do Memorial do TRT-PE, Marcília Gama, exibiu vídeo com depoimento de um cortador de cana, que fez o relato de gerações de trabalhadores rurais que viveram na obscuridade por diversas razões, entre elas, da dificuldade ao acesso à Justiça. “O TRT6 é o único Tribunal do Trabalho do país que recebeu o título de Memória do Mundo da UNESCO”, disse Marcília com orgulho. “A importância de se preservar a memória documental do TRT-PE essa memória que retrata os avanços e recuos da sociedade”, completou.

Juiz Alexandre Alliprandino (TRT-PE)

O juiz do trabalho, Alexandre Alliprandino, expôs o caso Shell, com desfecho recente, e destacou que já viveu um caso de perda muito próximo e compreende o sentimento das famílias que são afetadas quando acontece um incidente no trabalho. “Já perdi um irmão decorrente de um acidente de trabalho [...]. O mais importante foi a assistência prestada pela empresa a mim e a minha mãe”, explicou. O tema delicado e necessário foi descrito pelo juiz com um intuito de repensar as discussões que nós vemos ser debatidas pela bioética, pois acredita que dessa forma há uma aproximação maior do que seria uma “reparação material” ao trabalhador e sua família. “Eu quis trazer os princípios que regem a bioética, as discussões que vemos ser debatidas com certos critérios de ética para área jurídica”. Permeando os critérios não pecuniários para obter uma reparação moral, com soluções apropriadas, como destinar o dinheiro para canais onde a reparação é mais clara.

Professora Marcília Gama