Selo 100% PJe

GINÁSTICA LABORAL PROPORCIONA MAIS SAÚDE AOS SERVIDORES

Atualmente não se discute saúde no ambiente de trabalho sem necessariamente falar de ginástica laboral. Mas nem sempre foi assim. Desde a antiguidade, os trabalhadores de diferentes áreas sofriam de fadiga, cansaço, estresse muscular e lesões sobre as quais o conhecimento da época era mínimo ou nenhum. Se considerarmos que apenas de cem anos datam as primeiras notícias sobre atividades físicas laborais, pode-se concluir que ginástica laboral é novidade para a maioria das empresas.

No TRT-PE, os exercícios são rotina há pelo menos quatro anos. Além de estimular a prática da atividade física no trabalho, a ginástica melhora as relações interpessoais, ajuda a oxigenar os tendões e ativa a circulação, prevenindo males como DORT e LER. Para Suzana Bastos, fisionterapeuta do TRT-PE, “A prática traz melhorias à saúde do servidor e, consequentemente, à produtividade, já que as doenças osteomusculares são a causa número um de absenteísmo no Tribunal.”

A equipe de fisioterapia do TRT, chefiada por Iana Vieira, conta com duas profissioinais e quatro estagiárias. Realizando sessões no edifício-sede e na SUDENE, onde se localizam as 23 Varas do Recife, o serviço alcança a todos os setores das duas unidades.

Além das sessões ao vivo, o serviço de Fisioterapia também disponibiliza na intranet dicas de ginástica laboral e orientação postural no link http://intranet.trt6.gov.br/srh/saude/ergonomia/