Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PALESTRA INAUGURAL DO PJE LOTA AUDITÓRIO NA SUDENE

Abriu a palestra inaugural de apresentação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), na tarde desta sexta-feira (05/07), no auditório do IBGE, na Sudene, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. Diante de um plateia numerosa, o desembargador falou do tempo que assumiu como juiz titular a Junta de Caruaru, em 1985: "Naquela época havia dois vigilantes. Quando voltei como Corregedor, quase 25 anos depois, esses servidores estavam executando serviço de secretaria e trabalhando com o Siaj", destacando que a mudança pela qual vem passando a Justiça do Trabalho é inevitável e positiva, e que a iniciativa pessoal de cada um, como a desses servidores de Caruaru, é essencial para a evolução da qualidade dos serviços prestados pela Justiça.

Em seguida, o Diretor da Escola Judicial do TRT-PE (EJTRT6), desembargador André Genn, expressou suas expectativas quanto à dedicação dos servidores nessa nova etapa de evolução dos serviços prestados por esta justiça especializada: "O PJe é uma obra em construção, não é um fim em si mesmo. O final dessa história será definido por nós, magistrados e servidores. Esse momento de transição requer calma, compreensão, sensibilidade e cuidado com os usuários; devemos levar em conta as dificuldades de cada um", explicou.

Por fim, o coordenador geral da EJTRT6, titular da 2ª Vara Trabalhista do Recife, juiz Agenor Martins Pereira, apresentou-se contando que ingressou no Tribunal como auxiliar administrativo, lembrando de como as tarefas eram arcaicas e burocráticas. "Naquela época, usávamos máquinas de datilografia Olivetti. Os editais eram feitos com cópia em carbono". Citando que a Justiça Federal começou a trabalhar tardiamente com tecnologia da informação, dando os exemplos pioneiros das eleições informatizadas e a entrega de declaração de Imposto de Renda eletronicamente, disse que o PJe vai enobrecer o trabalho do servidor, que vai deixar de lado rotinas ultrapassadas como juntada e carimbos, para se dedicar a um ofício mais intelectual e valorizado.

As aulas de capacitação do PJe começam na próxima sexta-feira e serão ministradas por meio de vídeo conferência, segunda etapa do treinamento inaugurado de forma inovadora pela EJ6. A primeira fase foi executada presencialmente, com um servidor de cada unidade, de modo que estes servirão de multiplicadores, dando suporte e tirando dúvidas dos colegas, em cada unidade, até outubro. As aulas das sextas-feiras serão compostas de um treinamento por vídeo (monitoria assistida) e de simulação de uso do novo sistema no ambiente virtual.