Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

CONCLUSÃO DO CURSO DE MULTIPLICADORES DO PJE EM RECIFE

Encerrou hoje (28) o curso de capacitação que formou multiplicadores de conhecimento para atuarem na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas Varas de Recife. Estavam presentes dois servidores de cada VT, que darão o suporte aos colegas no próprio ambiente de trabalho, e funcionários de outros setores que atuarão como tutores no ambiente virtual, que poderá ser acessado na própria residência.

Mário de Assis da Escola Judicial (EJ) explicou a dinâmica do treinamento dos outros trezentos e cinquenta servidores: todas as sextas feiras eles irão se reunir em suas próprias varas para assistir a aula transmitida por videoconferência, após a explicação do professor, os alunos deverão fazer um exercício relacionado ao tema em seus computadores, tarefas semelhantes serão dispostas no moodle (plataforma de Educação a Distância), dúvidas serão sanadas pelo próprio replicador da VT e também podem ser transmitidas ao professor por meio de um chat online, disponível durante a transmissão.

Mário fez uma simulação de como os multiplicadores devem atuar nos dia do curso, pra isso contou com a participação de Igor e Lucilia, da 15ª e 18ª VT respectivamente.

Anderson Andrade, lotado na Secretaria de Informática, atuará como tutor no ambiente virtual, ele destacou que a capacitação ampliou seus conhecimentos sobre os procedimentos jurídicos, bem como sobre a teoria do aprendizado – o caráter prático e útil do conhecimento e a relação aluno-professor.

Verônica Tavares, Secretária Executiva da EJ, informou o cronograma da capacitação, que inicia em 05 de julho e vai até 27 de setembro, entre as 13h30 e 15h30, horário no qual não haverá expediente forense, conforme Ordem de Serviço TRT – GP nº 389/2013. Durante esse período, também serão realizados cursos presenciais com foco específico, tais como o destinado a Oficiais de Justiça e a Distribuição de Feitos.

Ricardo Sales Cardoso - 2ª VT de Igarassu - já atuou como multiplicador em locais que já implantaram o PJe e, em Recife, será tutor. Ele destacou que apesar da apreensão inicial, os servidores demonstram grande dedicação e aprendem rápido, ao fim da capacitação “ninguém mais quer voltar para os processos físicos”.

O PJe será implantado na 1ª a 11ª em 7 de outubro e nas demais Varas da Capital no dia 31.