Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

ESCOLA CONCLUI PROJETO INOVADOR PARA CAPACITAÇÃO EM PJe-JT

A Escola Judicial do TRT6 concluiu, no final de maio, um projeto piloto inovador para a capacitação em Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) dos servidores lotados nas três Varas do Trabalho de Caruaru, maior município do interior pernambucano, que implantou o PJe na última quarta-feira (dia 29). A nova sistemática de treinamento consistiu em um formato misto que, além das tradicionais aulas presenciais, privilegiou a prática de videoconferências e de aulas na modalidade à distância.

No caso de Caruaru, as atividades foram iniciadas em março, ocasião na qual a EJ concluiu um curso que teve como objetivo formar os facilitadores de aprendizagem para atuar nos treinamentos locais. Capacitados, os servidores José Augusto Nogueira, Marcilon Maurício, Joselito Fernandes, Carlos Henrique e Ricardo Gomes passaram a atuar como monitores de aprendizagem nas próprias Varas. O novo modelo de treinamento permitiu que os demais servidores não precisassem se deslocar ao Recife para receber a capacitação em aulas presenciais.

Ao longo de dois meses, e durante 08 (oito) sexta-feiras seguidas, com aulas no período das 13h30 às 15h30, os servidores das três unidades foram sendo capacitados por vídeosconferências, geradas a partir da sede da EJ, sob a coordenação do chefe da Seção de Educação a Distância, Mário Santos. Finalizada esta fase, os servidores concluíram a capacitação na própria unidade, na modalidade presencial – inclusive com módulos direcionados à atuação dos diretores de Secretaria e dos servidores da sala de audiências.

De acordo com o diretor da Escola Judicial, Desembargador André Genn de Assunção Barros, “além das melhorias quanto à qualidade desse novo formato de capacitação, que utiliza o próprio ambiente de trabalho para a ação formativa, é importante registrar a economia gerada à Administração Pública, com a diminuição de despesas relacionadas à concessão de diárias e passagens”. Outra vantagem apontada pelo diretor foi a diminuição dos transtornos gerados para as Varas e para os próprios servidores, que não precisaram se deslocar à Capital durante os treinamentos.

Na opinião do coordenador-geral da EJ, Juiz Agenor Martins Pereira, a experiência foi positiva pois “possibilitou que os servidores daquelas unidades tivessem um contato prévio com as funcionalidades do PJe, gerando maior segurança no uso da ferramenta”. O diretor de Secretaria de 3ª VT de Caruaru, Rodrigo Teixeira, também avaliou positivamente a experiência. “O uso de recursos audiovisuais, associados ao cumprimento de tarefas semanais, ajudaram a sedimentar o conhecimento adquirido, dando maior confiança aos servidores para encarar com entusiasmo este novo desafio”, destacou.

“Nesta experiência de Caruaru, testamos algumas ferramentas de videoconferência. Agora, na capacitação do Recife, vamos poder utilizar aquelas que melhor responderam ao planejamento pedagógico proposto. Também ajustaremos as equipes de tutores e monitores locais”, afirma a secretária executiva da Escola, Verônica Tavares – lembrando que o modelo adotado em Caruaru servirá de base para a capacitação em PJe dos servidores das 23 Varas do Trabalho do Recife, prevista para iniciar em julho.