Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SEGUNDO DIA DO ENCONTRO DE DIRETORES DE VTS ABORDA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

No dia 20 (segunda-feira), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Ivanildo Andrade, deu as boas-vindas aos diretores das Varas da 6ª Região e abriu o encontro, ao lado da corregedora, desembargadora Virgínia Canavarro. Na manhã do dia 21 de maio, segundo dia do evento, aconteceu no auditório da Astra6 o II Encontro de Diretores de Varas do Trabalho às 8h30. O diretor da 1ª VT de Igarassu, Sérgio dos Santos, expôs brevemente a sua experiência como diretor da primeira Vara do Regional a ter o Processo Judicial Eletrônico instalado, falando sobre o impacto da nova plataforma no dia a dia de quem trabalha na VT.

A chefe da capacitação, Simone Bomfim, disse que a integração, a troca de vivências, o papel da liderança e a gestão por competências, foram os principais objetivos das palestras organizadas para acontecer durante esses dois dias para esclarecer dúvidas sobre esses temas dentro do contexto atual em que vive o TRT6. Renatto Pinto, integrante da Comissão de Responsabilidade Socioambiental dirigiu palestra sobre a campanha do uso racional de energia, papel e água, que faz parte do Projeto estratégico 21. Foram distribuídos adesivos e kits para lembrar a campanha a todos da Vara.

Ana Carla Moura, psicóloga e coordenadora de desenvolvimento humano da ATP de engenharia, falou da influência que tem a cultura organizacional no aspecto do assédio moral e o papel da liderança dos diretores das VTs nessa questão. “A cultura organizacional é um tema rico e polêmico, o papel da liderança, como os diretores podem minimizar os conflitos internos, tendo um papel ético humano como gestor organizacional”, explicou Ana Carla.

Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Eliane Remígio, diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, falou um pouco da importância do programa, solicitando a adesão dos diretores na condição de líderes. Como meta do programa institucional ela destacou “Hoje é uma exigência cuidar dos servidores adotando melhorias na qualidade de vida deles dentro e fora do ambiente de trabalho. A função do diretor é garantir a acessibilidade e a adesão de quem trabalha na Vara aos serviços médicos e procedimentos de rotina.

Benuval Figueira Costa Filho, coordenador da Engenharia de Manutenção, falou sobre os contratos de manutenção predial e o contrato de conservação e limpeza. “É importante frisar a participação dos diretores para que eles viabilizem os contratos de manutenção predial”, comentou. Também acrescentou que houve mudanças nesses contratos e que os diretores devem estar cientes delas.

Ao final da manhã, aconteceu a palestra com Maurício Xavier, apresentando o Projeto de Gestão Por Competências do TRT6 e os projetos de gerenciar a 1ª Instância. João Ferreira, diretor da 1ª Vara do Trabalho de Olinda, enfatizou o que foi fundamental durante esses dois dias de palestras. “A oportunidade que a gente teve de vivenciar as experiências, de socializar com diretores de outras Varas do Estado, o importante é isso estabelecer contato e, em caso de dúvida sobre algum procedimento na VT, poder trocar informações, etc”, ressaltou.