Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE HOMENAGEIA PERSONALIDADES COM MEDALHA ESTA SEGUNDA-FEIRA

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) faz entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, nesta segunda (13/05), às 17h, na sede administrativa do Tribunal, no Cais do Apolo, em cerimônia dirigida pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade.

Desde 1987, o Regional homenageia personalidades e instituições com a entrega da medalha. Criada em agosto daquele ano pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, a comenda já foi concedida a políticos, antropólogos, músicos, artistas plásticos, escritores e outras personalidades que de algum modo se destacaram no seu campo de atuação ou prestaram serviços significativos à Justiça do Trabalho da Sexta Região.

Na época, a iniciativa fez parte das comemorações do centenário da Abolição da Escravatura do Brasil, que aconteceria no ano seguinte. Para a Justiça Trabalhista, a Abolição é considerada o marco histórico mais relevante para as relações de trabalho no país.

O nome da medalha foi escolhido para homenagear o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na “redenção do homem e do seu trabalho na sociedade”. Grande estadista brasileiro do Segundo Reinado, o conselheiro se notabilizou durante o processo abolicionista, quando, junto com a princesa Isabel, foi signatário da Lei Áurea. João Alfredo de Oliveira dedicou sua vida à política, ao Direito e à História.

Quando homenageado em 2002, o geógrafo e historiador Manoel Correia de Oliveira Andrade falou sobre a trajetória político-libertária do jurista pernambucano João Alfredo: “é auspicioso que o Tribunal da 6ª Região, no momento como este em que vivemos, lembre o conselheiro João Alfredo, a sua cultura, o seu destemor e a sua objetividade, inovando e revolucionando as relações de trabalho e propiciando o desenvolvimento do país, porque é na justiça que terminam todas as grandes dissidências que dificultam e criam problemas às relações de trabalho”.

Entre as 25 personalidades agraciadas este ano estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula (presidente do TST) e Antônio José de Barros Levenhagen; os desembargadores do Trabalho Fábio André de Farias (TRT6), Osmair Couto (TRT23) e Cláudio Mascarenhas Brandão (TRT5); os desembargadores do TJPE Antônio Fernando Martins e Ricardo Paes Barreto; o desembargador do TRE-PE Virgínio Marques Carneiro Leão; a presidente do TCE Teresa Duere; o procurador do Trabalho da PRT6 Leonardo Osório Mendonça; os juízes do Trabalho Aurélio da Silva, Judite Galindo Sampaio Curchatuz e Rodrigo Samico Carneiro; o deputado federal Augusto Coutinho; o médico Otelo Schwambach Ferreira. As instituições homenageadas são a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e a Paróquia Pastoral da Torre.