Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE REALIZA CERIMÔNIA DE CONFIRMAÇÃO DE POSSE DOS NOVOS DESEMBARGADORES

Desembargadores Fábio Farias e Sergio Torres

Nesta quarta-feira (29/05), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) promoveu a cerimonia de confirmação de posse dos novos desembargadores Sergio Torres Teixeira e Fábio André de Farias. O evento, dirigido pelo presidente do Regional, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Recife.

Composta a mesa, com todos os desembargadores que integram o Pleno do Regional, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, fez a abertura do evento.

Tribunal Pleno recebe os dois novos desembargadores

Os desembargadores Eneida Melo e André Genn conduziram Sergio Torres ao dispositivo de honra para prestar seu compromisso legal e os desembagardores Valéria Gondim e Ruy Salathiel conduziram Fábio Farias para prestar o mesmo compromisso.

Desembargador vice-presidente, Pedro Paulo, faz saudação dos novos empossados

Coube ao desembargador vice-presidente do TRT-PE, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, a saudação aos novos empossados. Ressaltou o vice-presidente que os novos desembargadores chegam com a difícil missão de substituir os magistrados Josélia Morais e Nélson Soares. “São dois magistrados consagrados que nos deixaram privados de seu aprazível convívio para desfrutar da justa aposentadoria”, destacou.

Na primeira saudação, o desembargador Pedro Paulo lembrou o tempo de exercício da advocacia, quando travou conhecimento com o então juiz Sergio Torres Teixeira. “Eu o conheço bem e sempre tive a mesma clara impressão do julgador e do homem, que se distingue pela segurança, humanidade, cultura e bondade”. O novo desembargador “chega precedido de justa fama, é de convício fácil, conciliador e admirado por colegas, advogados, servidores e alunos”, continuou. “É doutrinador e humanista”, concluiu o vice-presidente.

Ao saudar o outro empossado da noite, desembargador Fábio André de Farias, o vice-presidente, desembargador Pedro Paulo sublinhou a luta incessante do novo desembargador pelo conhecimento. “Fábio Farias, em sua atuação no Ministério Público do Trabalho, deixou a marca de destemor contra práticas discriminatórias”, afirmou. “Ele tem amor às práticas republicanas, é um exemplo de perseverança e sucesso”.

Também usaram a palavra para saudar os dois novos desembargadores o presidente da OAB-PE, advogado Pedro Henrique Reinaldo Alves, o procurador-chefe da PRT6, José Laízio Pinto Júnior, e o presidente da Amatra VI, juiz André Luiz Machado.

Característica de ambos os desembargadores empossados ao discursarem na cerimônia foi a informalidade.

Desembargador Sérgio Torres Teixeira

Quebrando o protocolo, o desembargador Sergio Torres anunciou que não seguiria a estrutura geralmente adotada nesse tipo de pronunciamento e que não falaria de seu currículo nem dos sabidos desafios que o aguardam, mas passaria logo aos agradecimentos. Longa foi a lista de pessoas a quem agradeceu, incluindo colegas magistrados, o Pleno do Tribunal, colegas professores, alunos e seus familiares. Para dar a dimensão do quanto é grato a um grande número de pessoas, intercalou ao longo de sua fala o refrão “Meu nome é Sergio Torres e eu sou o maior devedor do mundo”.

Desembargador Fábio André de Farias

Deixando claro que não se prenderia a um rígido roteiro, o desembargador Fábio André de Farias adiantou que “Gostaria de não cumprir protocolo” e em seguida serviu-se dos versos da canção Graças à Vida, de Violeta Parra. “Graças à vida que me é dado tanto”, sintetizou Fábio Farias o seu sentimento de gratidão. Declarou seu reconhecimento pelo novo cargo atingido a sua família, a magistrados e procuradores, com os quais convive há muito tempo. “Quero compartilhar a alegria do momento com todos os presentes”. Reconheceu que da mãe herdou o senso prático e o gosto pelo belo artístico; do pai, o senso do compromisso com o trabalho.

No final da cerimônia, o desembargador Sergio Torres recebeu uma placa de homenagem oferecida por seus alunos do curso de direito da Faculdade Boa Viagem.

Com a posse dos dois novos desembargadores o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região passa a contar com todos os 19 membros da Segunda Instância.