Selo 100% PJe

AMATRA VI PROMOVE ENCONTRO REGIONAL DE MAGISTRADOS

Sob o tema “A riqueza do mundo jurídico: o direito a partir de múltiplos olhares”, acontece entre os dias 13 a 17 de março, no hotel Summerville, em Porto de Galinhas, o XXII Encontro Regional da Associação dos Magistrados do Trabalho, organizado pela Amatra VI.

Ir além da seara exclusivamente trabalhista e abraçar a multidisciplinaridade oferecida pelo universo jurídico. É com esse propósito que o XXII Encontro Regional da Associação dos Magistrados do Trabalho reunirá magistrados de todo o Nordeste entre os dias 13 e 17 de março. Durante o evento, que acontece hotel Summerville, em Porto de Galinhas, os juízes do trabalho irão partir do tema “A riqueza do mundo jurídico: o direito a partir de múltiplos olhares” para debater sobre problemáticas atuais como a precarização mundo do trabalho, a anistia política e o trabalho infantil.

Além da comunicação com outras áreas do mundo jurídico, a Associação traz como novidade para este ano a adoção do cinema como ferramenta motivadora para as discussões teóricas. Assim, no segundo dia do evento, o filme “O Homem que Virou Suco” (1981) serve dará o pontapé inicial da conferência sobre as condições laborais. Convidados para ministrar palestras sobre o assunto, Sociólogo do trabalho da UNESP e da UNICAMP Giovanni Alves, Sociólogo e Economista da Universidade Federal do Ceará José Meneleu Neto e a procuradora do trabalho Débora Farias Tito serão os conferencistas do dia.

Já no dia 15, os debates têm início após a projeção do documentário “Pernambuco o golpe: 1964-1979”. A obra de Bráulio Brilhante e Cleonildo Cruz detalha o período através de depoimentos e análises sociológicas e servirá de mote para o debate entre o próprio Cleonildo, o pastor anglicano, professor de Direitos Humanos e Membro da Comissão da Verdade Dom Helder Câmara Manoel Moares e o juiz do trabalho Theodomiro Romeiro.

Para o encerramento do encontro que se propõe multidisciplinar, conta-se com o juiz Humberto Vasconcelos, que falará sobre “O trabalho infantil: difícil universo da criança e do adolescente”. “Trata-se de uma realidade do mundo jurídico em relação a qual conhecemos pouca coisa”, pontua o presidente da Amatra VI, André Machado.

O XXII Encontro Regional da Amatra VI conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Sexta Região (Esmatra VI) e do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6).

Confira a programação completa:

Programação do XXII Encontro da Amatra VI

Tema: “A riqueza do mundo jurídico: o direito a partir de múltiplos olhares”.

Data de 13 a 17 de maço de 2013

13/03 – 4ª Feira.

19h30min – Abertura solene.

20h00 – Conferência de Abertura, com o juiz do trabalho Hugo Melo.

14/03 – 5ª Feira.

16h30 – Projeção do filme “O homem que virou suco”.

18h00 – Painel: “A precarização do mundo do trabalho”. Giovanni Alves (Sociólogo do trabalho da UNESP e da UNICAMP), José Meneleu Neto (Sociólogo e Economista da Universidade Federal do Ceará) e Débora Farias Tito (Procuradora do Trabalho).

15/03 – 6ª Feira

17h00 – Projeção do filme “Pernambuco o golpe: 1964-1979”.

18h00 – Painel: “A verdade sobre os anos de chumbo”. Cleonildo Cruz (Cineasta), Manoel Moares (Pastor Anglicano, Professor de Direitos Humanos e Membro da Comissão da Verdade Dom Helder Câmara) e Theodomiro Romeiro dos Santos (Juiz do Trabalho).

16/03 – Sábado

17h30min – Conferência de encerramento: “O trabalho infantil: difícil universo da criança e do adolescente”. Juiz de Direito Humberto Vasconcelos

Mais informações:

Diálogo Comunicação

Márcia Guenes – (81) 9615.1784

Renata Reynaldo – (81) 9994.7530

Laura Cortizo – (81) 3426.2263