Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

MAGISTRADOS DO TRT-PE VISITAM OBRAS DA FIAT CRYSLER EM GOIANA

Fotos: Stela Maris

Magistrados e servidores do TRT-PE no canteiro da Fiat Chrysler em Goiana

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, o vice-presidente, desembargador Pedro Paulo Nóbrega e a corregedora, desembargadora Virgínia Malta Canavarro, juntamente com uma delegação de magistrados e servidores do Tribunal, compareceram, sexta-feira (17), ao canteiro de obras da Fiat Chrysler, no município de Goiana. O convite foi feito em novembro, quando o diretor de relações internas e trabalhistas da Fiat Chrysler na América Latina, Adauto Duarte, visitou o TRT-PE.

No trajeto da chegada, foi possível ver a extensão da empreitada, que, conforme Adauto Duarte,possui 14 milhões de m². O espaço está dividido em três partes: uma para funcionamento da fábrica de automóveis, outra para o campo de provas e a terceira para o chamado Parque dos Fornecedores, no qual estarão instaladas empresas fornecedoras como a Pirelli e a Lear Corporation. Ainda, conforme o diretor, 14 fornecedores já confirmaram a instalação no local.

 Estima-se que, hoje, cinco mil trabalhadores atuem no canteiro, considerando os funcionários da Fiat e da construtora. Com a fábrica em funcionamento, esse número deve subir para nove mil. Em relação aos empregos indiretos, Duarte falou sobre mercados que irão se beneficiar com a cadeia produtiva da montadora: “Nós começamos no minério, passamos pelo aço. Depois que sai o carro, há o pós-venda, o financiamento. É uma cadeia enorme”, concluiu. Além disso, existe o “Efeito Renda”, que surge a partir da transformação da remuneração dos trabalhadores em consumo, ou seja, com mais pessoas empregadas na região, haverá maior procura por itens de alimentação, vestuário, lazer, etc. Consequentemente, mais postos de trabalho.

Diante disso, o presidente do TRT-PE agradeceu a oportunidade da visita: “Ficamos contentes com essa nova expectativa que se abriu para economia de Pernambuco” e prosseguiu: “É com muita alegria e espanto, porque é impossível não se espantar, que vejo a instalação dessa Torre de Babel no território de Goiana”.

Além dos investimentos tecnológicos, o anfitrião expôs aos visitantes projetos nas áreas de Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho. Um deles pôde ser visto no momento de chegada, com a apresentação da orquestra Curica. Conforme o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Fiat Chrysler na América Latina, Cristiano Augusto Felix, semanalmente a empresa recebe um artista local. A ideia é que os funcionários que não são de Goiana possam entender e valorizar a cultura da região. Ele contou, ainda, que atualmente, o canteiro reúne profissionais de mais de 10 nacionalidades. “Fiquei surpreso com a integração”, pontuou o futuro desembargador do TRT-PE, juiz Paulo Alcântara, que também acompanhou a visita.

Em relação à capacitação, o diretor Adauto Duarte explicou que 120 brasileiros estão em diferentes fábricas da Fiat no exterior para adquirir know-how e poderem substituir os gestores atuais, que foram convocados para atuar no início das operações. Contou, também, que, até março, serão 350. “Nós precisamos, em dois ou três anos, ter brasileiros dirigindo a fábrica”, pontuou.

Quanto à Segurança do Trabalho, Cristiano Felix cita a ergonomia e o respeito à NR12 das máquinas de produção, bem como a automação de algumas atividades. Explica, ainda, que, dentro das instalações da Fiat, atua uma empresa com dedicação exclusiva para monitorar e sanar ações de risco de trabalho. Por fim, informa que, em um ano e meio de obras, foram registrados 14 acidentes.

Equipe conhece instalações do galpão de Funilaria

A previsão é que no segundo semestre desse ano a fábrica inicie a produção, as vendas, no entanto, devem acontecer em 2015, tendo em vista a fase de testes.

Antecipando o possível aumento de demandas trabalhistas, o presidente do TRT-PE levará à votação do Pleno a proposta de implantar mais duas varas do trabalho (VT) em Goiana, totalizando três unidades do Tribunal no município.

Estiveram, concomitantemente, presentes os desembargadores André Genn de Assunção Barros, Gisane Barbosa de Araújo, Eneida Melo Correia de Araújo, Ivan de Souza Valença Alves, Ruy Salathiel Ventura, Sergio Torres Teixeira, Maria Clara Saboya, a juíza ouvidora; Patrícia Brandão; o juiz auxiliar da presidência Virgínio Henriques; o diretor-geral, Wlademir Rolim; a assessora da presidência Maria Luiza Mello.