Publicada em 31/01/2014 às 14h33
fotos Stela Marys
Candidatos acompanharam com ansiedade a divulgação das notas
O resultado da prova escrita discursiva para o concurso de juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) foi divulgado na manhã desta sexta-feira (31), na sala de sessões do Pleno. A solenidade foi aberta pelo vice-presidente do TRT-PE, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, que também é presidente da Comissão do Concurso. Em seguida, integrantes da Fundação Carlos Chagas (FCC), iniciaram a exibição, no telão, com o nome do candidato, as notas de cada membro examinador e a média final. Dos 295 concorrentes que realizaram a prova discursiva, 67 foram aprovados.
O advogado Eduardo Pinheiro Costa, 35 anos, estava na platéia acompanhando a divulgação e vibrou com sua aprovação. “Cada resultado, mesmo que seja apenas a segunda etapa, tem que ser comemorado. Estou muito feliz e espero que nas próximas etapas também dê tudo certo”, disse o candidato.
Na ocasião, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, elogiou o trabalho da Comissão na correção e divulgação dos resultados. “É um momento ímpar para esta instituição. As notas, por si só, evidenciam toda a seriedade do procedimento. O Tribunal carece de novos quadros com urgência, mas não pode deixar em segundo plano o interesse do jurisdicionado em ter bons juízes”, declarou.
No dia 5 de fevereiro haverá a publicação do edital com os resultados da prova discursiva divulgados hoje. Nos dias 6 e 7 os candidatos terão vistas da prova no site da FCC (http://www.concursosfcc.com.br). Já nos dias 10 e 11, poderão, se desejar, interpor recursos.
Comissão: membros ficaram satisfeitos com o percentual de aprovados
Para o desembargador Pedro Paulo Nóbrega, o resultado divulgado estava dentro do esperado pela Comissão. “O percentual de aprovados, cerca de 22%, é um resultado relativamente razoável, considerando o grau de exigência técnico-científico do exame”, relatou. O vice-presidente explicou, ainda, que os candidatos que aprovados nessa fase terão suas provas de sentença corrigidas.
O concurso para juiz substituto tem um total de cinco etapas. A primeira foi composta por uma prova objetiva, sob a responsabilidade da FCC. A segunda foi composta pelas provas discursiva e prática de sentença. Já a terceira etapa, terá as fases de inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa, além de exame de sanidade física e mental, e teste psicotécnico. Na quarta etapa, haverá a prova oral, e na quinta e última, a avaliação de títulos.
Acompanharam os trabalhos de divulgação das notas os membros da Comissão do Concurso, desembargador Valdir Carvalho e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo José Varjal, além dos integrantes da comissão examinadora da prova discursiva, juiz do Trabalho José Luciano Alexo da Silva e o juiz auxiliar da Presidência, Virgínio Henriques de Sá Benevides.