Publicada em 07/02/2014 às 13h07
foto Elysangela Freitas
Representantes de tribunais discutem integração de Memorias do Judiciário
Na tarde desta quinta-feira (6), na sala de reunião da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), aconteceu o encontro preparatório para formação de rede dos entes vinculados à Memória do Poder Judiciário das regiões Norte e Nordeste.
A proposta é integrar membros de diversos órgãos do Poder Judiciário, como o Tribunal Regional da Quinta Região (TRF5), Justiça Federal (JFPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além do próprio TRT-PE. No encontro, os participantes planejaram detalhes da 1ª Reunião Norte-Nordeste de Memoriais e Centros de Memória do Judiciário, que deve acontecer em abril, na Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE).
O TRT-PE possui um rico acervo com peças processuais de 1ª e 2ª instâncias, produzidas ao longo de 67 anos de existência e que resgatam a história política e econômica de uma época. Em dezembro de 2012, o Regional recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o certificado de inscrição de acervo documental no Registro Nacional do Brasil no Programa Memória do Mundo, tornando-se o único tribunal do país a receber essa certificação internacional.
Participaram do encontro a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT-PE, Marcília Gama da Silva, a representante do TRF5, Nancy Freitas, Alexandre Albuquerque, da JFPE, Gilvan Mendonça, do TRE-PE e os representantes do TJPE, Mônica Pádua, Carlos Vilarinho e a museóloga Gabriela Severien.