Publicada em 09/02/2014 às 15h52 (atualizada há 10/02/2014 - 16:45)
Faleceu em sua casa, na manhã deste domingo (9), o Desembargador do Trabalho aposentado José Guedes Corrêa Gondim Filho. O sepultamento do magistrado, que tinha 90 anos, será hoje, às 18h, no cemitério Morada da Paz, (Av. Rodolfo Aureliano, S/N - PE 15 Km 3,5 Vila Torres Galvão – PE 15 Km 3.5 –, Paulista - PE, 53403-740).
Natural de Goiana, José Guedes Corrêa Gondim Filho chegou ao TRT6 em 1978, ocupando a vaga reservada ao Ministério Público. Um ano depois foi escolhido Vice-Presidente da instituição, na gestão do juiz Alfredo Duarte Neto. Voltou a ser Vice-Presidente do TRT em 1985, desta vez, na administração do então Presidente Clóvis Valença Alves. Em março de 1987 assumiu a Presidência, permanecendo no cargo por dois anos e 11 meses. Aposentou-se em abril de 1993.
Paralelamente às atividades desenvolvidas na Justiça do Trabalho, atuou como professor titular das cadeiras de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Instituições de Direito Social, na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Católica de Pernambuco. Na UFPE foi professor dos cursos de Direito, Ciências Econômicas e de Administração, enquanto na Unicap lecionava apenas em Direito.
Durante sua gestão, o magistrado instituiu a medalha João Alfredo Correia de Oliveira, em comemoração aos 100 de abolição da escravatura. A comenda, mais alta condecoração do TRT-PE, já foi concedida a políticos, antropólogos, músicos, artistas plásticos, escritores e outras personalidades que de algum modo se destacaram no seu campo de atuação ou prestaram serviços significativos à Justiça do Trabalho da Sexta Região.