Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

DIA DA INTERNET SEGURA

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, é celebrado mundialmente o Dia da Internet Segura. A data é comemorada desde 2004 e foi instituída pela Insafe – rede europeia de centros de Internet mais segura. Segundo a instituição, o dia marca uma oportunidade anual para envolver partes interessadas – jovens, pais, educadores, empresas e governo – em tornar a Internet um lugar mais seguro e melhor, principalmente para as crianças e jovens. O tema do Dia da Internet Segura 2014 é "Vamos criar uma internet melhor juntos".

De acordo com dados do Ibope Media, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil superou 105 milhões em 2013, sendo o 5º país mais conectado do mundo. A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV.

O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) tem definido diretrizes e investido em equipamentos para ampliar a segurança de seu parque tecnológico. “Estamos realizando ações para aumentar a segurança com a construção de uma sala-cofre onde os dados serão guardados em condições mais seguras”, informou o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro.

Em 2013, o Tribunal disciplinou novas regras de segurança da informação através do Ato TRT-GP 408/2013 (vide anexo). O referido documento trata de normas complementares à política de segurança da informação, abordando questões como acesso à intranet, responsabilidades dos usuários, uso de senhas, Internet, correio eletrônico e softwares. A conexão de acesso à Internet do Tribunal passa por equipamentos de segurança garantindo o controle de acesso e a aplicação dos demais mecanismos de segurança. Para garantir a utilização adequada às atividades funcionais, a SI faz limitações ao acesso através de ferramentas automáticas.

Constituem uso indevido do serviço de acesso à internet: acessar páginas de conteúdo considerado ofensivo, ilegal ou impróprio, tais como: pornografia, pedofilia, racismo, apologia ao crime, calúnia, difamação, injúria, comunidades de relacionamento pessoal, jogos, fóruns não-profissionais, além de acessar sites que apresentem vulnerabilidade de segurança.

A Secretaria lembra que cabe ao usuário preservar a segurança de informação do Tribunal, devendo, por exemplo, bloquear seu computador sempre que sair dele (fazer logoff), manter sigilo de sua senha de acesso, e não entrar em sites que comprometam a segurança e integridade da rede de computadores do TRT-PE. A SI realiza monitoramento e controle constante do serviço de acesso à internet do Tribunal, para garantir o cumprimento das normas e diretrizes de segurança.

ato_trt_gp_408_2013.pdf