Publicada em 27/02/2014 às 17h00 (atualizada há 27/02/2014 - 17:03)

Na tarde desta quinta-feira (27), representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO) e da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) chegaram a um acordo, em reunião mediada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega. Com isso, fica afastada a possibilidade de paralisação dos metroviários, anteriormente prevista para sábado, dia 1° de março.
A reivindicação principal da categoria dos metroviários era a garantia de segurança para os operadores dos trens. No acordo a CBTU assumiu o compromisso de reforçar a segurança no período do carnaval (1º a 4 de março). Outras medidas serão tomadas, como a colocação de agente de segurança dentro das cabines ou na cabeceira das estações. Mediador da negociação, o desembargador Pedro Paulo vai envidar esforços junto ao Governo do Estado de Pernambuco para reforço do policiamento nas estações.
Pelo acordo, o SINDMETRO/PE obriga-se à não deflagração de greve da categoria até que sejam frustradas todas as tentativas de negociação do acordo coletivo. A CBTU dispensou o SINDMETRO/PE quanto ao pagamento da multa estabelecida em liminar pelo Tribunal Regional do Trabalho, no valor de oitocentos mil reais. Veja o acordo.pdf.