Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

VOTAÇÃO DA MARCA DO TRABALHO SEGURO TAMBÉM POR URNAS ELETRÔNICAS

Sérgio Beltrão, da FUNDACENTRO (empresa membro do Getrin6), participa da campanha

A campanha para eleição da nova marca do Getrin6 (Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região), iniciada na segunda-feira (17), ganhou reforço com seis urnas eletrônicas que, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estão instaladas do 6º ao 11º andar do edifício SUDENE. Os equipamentos estão acessíveis hoje (18) e amanhã (19), das 9h às 14h. A votação também acontece no site do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) – www.trt6.jus.br – até sexta-feira (21). 

Quem circula pelo condomínio onde estão situadas as 23 Varas do Trabalho do Recife poderá escolher, entre três logomarcas, qual melhor representa o Trabalho Seguro. Para o advogado Eduardo Cabral é a primeira delas: “O capacete dá mais ênfase na questão de segurança”, defendeu.

O objetivo da eleição popular é envolver a sociedade na luta pela redução dos alarmantes índices de acidentes do trabalho no Brasil. Somente em 2012, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registrou 7.907 novos casos em Pernambuco. Vale salientar que esse número diz respeito apenas às ocorrências identificadas pela previdência, desconsiderados, portanto as que acontecem informalmente, ou seja, sem registro oficial.

Oseas Ramos Camilo foi vítima de um acidente em 1981. Ele conta que, aos 18 anos, com apenas três dias trabalhando em uma construtora no Cais do Porto, caiu de uma altura de 30 metros, quebrou o braço direito em mais de 10 partes, quebrou o fêmur e perdeu um rim. Hoje, atuando em um escritório de advocacia, diz que ainda existem muitos casos do tipo. Oseas participou da votação e falou da importância de haver um Grupo para educar e promover a segurança do trabalho: “É necessário que a pessoa tenha todos os materiais e a instrução para trabalhar protegida”, afirmou. Na época do acidente, ele recebeu apenas um capacete, relembra.

Sandra Oliveira mostra a Oseas Ramos como escolher a logomarca do Getrin6.

A necessidade de observar questões de segurança e saúde diz respeito a todos os profissionais.  Evandro Cesar, segurança do prédio da SUDENE, que também escolheu sua logomarca preferida, fala que, em suas atividades laborais, é preciso estar atento à sobrecarga nas articulações do joelho, uma vez que passa o dia em pé.

Após aproximadamente meia hora de funcionamento, a urna instalada no 6ª andar computava 35 votos, como mostrou a servidora do TRT-PE, Sandra Oliveira. Assim como ela, outros servidores do Tribunal acompanham a votação e explicam sobre as ações do Getrin6.