Publicada em 04/04/2014 às 11h29 (atualizada há 07/04/2014 - 09:19)
Discurso Paulo Alcantara fala aos presentes na cerimônia de confirmação de posse
Na quinta-feira (03), em sessão solene que reuniu várias autoridades e personalidades da Justiça pernambucana, foi confirmada a posse do magistrado Paulo Alcantara como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O novo desembargador chegou à 2ª instância após 26 anos de exercício no 1º grau.
Pleno Desembargador se encaminha para tomar assento
O magistrado, mestre em Educação, especialista em Direito do Trabalho e graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), discursou para os presentes no Tribunal Pleno, realçando a importância da educação e do Direito. "Para mim, o direito é a religião do futuro", destacou, sublinhando: “O direito é a minha esperança”.
Em seguida, evidenciou o compromisso da figura do magistrado, citando um trecho do livro O Poder do Mito, de Joseph Campbell: "Quando se torna juiz, o homem deixa de ser o que era e passa a ser o representante de uma função eterna, deve sacrificar seus desejos pessoais e, até mesmo, suas possibilidades de vida, diante do papel que agora desempenha".
Confirmação Novo desembargador assina termo de confirmação de posse
Sobre os valores da democracia, o novo desembargador acentuou a relevância da diversidade dos posicionamentos: "Eu respeito a opinião divergente, aliás, eu gosto dela. Fico até com medo quando eu vejo muita unanimidade, isso nunca é bom".
2ª instância Paulo Alcantara ladeado pelas desembargadoras Maria do Socorro Emerenciano e Clara Saboya
O desembargador, promovido para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Helena Guedes Soares de Pinho Maciel, ingressou no TRT6 em 1981, como agente de segurança. Em 1988 foi aprovado em concurso público e nomeado para o cargo de juiz do trabalho substituto.
Dois anos depois, foi promovido por merecimento a titular da Junta de Conciliação e Julgamento de Penedo (AL). Desde então, presidiu unidades de diversas comarcas, a exemplo de Salgueiro, Barreiros, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Limoeiro.