Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO PROMOVE FÓRUM

fotos Elysangela Freitas

Presidente Ivanildo Andrade falou da importância de preservação da memória

Com o tema “Tecendo a rede de museus e centros de memória do Judiciário do Norte-Nordeste”, foi aberto, na tarde dessa segunda-feira (28), na Escola de Magistratura Federal (Esmafe), o 1° Fórum de Memória do Judiciário do Norte Nordeste.

Na abertura, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo Andrade, destacou a importância da preservação do patrimônio do Judiciário e da triagem prudente de documentos. “É fundamental sistematizar e racionalizar a conservação e descarte de processos, pois são papéis que retratam a relação de 500 anos de história compartilhada pelos estados da região”, comentou.

A chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT-PE, Marcília Gama, explica que a iniciativa visa construir, em conjunto, uma rede para preservação da memória dos Tribunais. “Começamos com o primeiro Fórum aqui, mas pretendemos propagar o evento para outras regiões e, ao final, enviar uma proposta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de ampliar os debates para definir uma política nacional de preservação”, enfatizou.

Palestra do presidente da Memojutra destacou a oportunidade de criação da rede

O presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA), desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, proferiu palestra sobre a construção da rede de museus. Ele abordou a importância das regiões Norte e Nordeste para o desenvolvimento do país e a diversidade, expressividade e relevância do patrimônio Judiciário.

Na programação do Fórum, na terça-feira (29), pela manhã, acontece uma reunião com representantes do setor de memória do Judiciário do Norte-Nordeste, para discutir a formação da rede de museus e centros de memória na Região e elaboração da carta de intenções. Também neste dia, acontece a visita técnica de alguns participantes às instituições Caixa Cultural, Centro Cultural Correios, Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Museu da Cidade do Recife.

No último dia do evento, quarta-feira (30), haverá a palestra “Museus fazem bem à saúde ou não?”, com a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Heloisa Fernandes Gonçalves da Costa. Encerrando o Fórum, será apresentado o resultado da reunião dos representantes do setor de memória e entrega da carta de intenções do grupo.

Estiveram presentes, nesse primeiro dia do Fórum, a coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA), desembargadora Sulamir Almeida, o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Rodrigo Rigamonta e a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Cibele Figueiredo, além dos membros organizadores do Fórum e dos representantes de museus e centros de memória de 14 estados do Norte-Nordeste.

Confira a programação completa do Fórum:

forum_memoria_judiciario.pdf