Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PJE-JT CHEGA A CATENDE

Acessibilidade Desembargador Ivanildo Andrade destaca que o PJe "é um instrumento de confirmação da cidadania”

Cinquenta e sete Varas do Trabalho. É esse o número de unidades funcionando com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no estado. A marca foi atingida na manhã da segunda-feira (5), com a chegada do sistema à Vara de Catende, na Zona da Mata do estado. Durante a cerimônia de implantação, no fórum trabalhista do município, o desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), destacou que a nova plataforma proporcionará uma maior acessibilidade aos operadores do direito e, sobretudo, aos jurisdicionados, enfatizando que a plataforma “é um instrumento de confirmação da cidadania”.

Na ocasião, a juíza do trabalho Mariana de Carvalho Milet, substituta da VT de Catende, falou que a iniciativa da Justiça do Trabalho de implantar o sistema eletrônico significa “dar um salto para o futuro”, apesar das dificuldades a serem enfrentadas, comuns em qualquer mudança pela qual passe a sociedade, a exemplo de quando a máquina de escrever fora substituída pelo computador.

Novo tempo A juíza substituta Mariana Milet enfatiza que implantar o sistema eletrônico significa “dar um salto para o futuro”

Em seguida, o presidente Ivanildo Andrade disse que o sistema é uma ferramenta “igual a tantas outras, mas com tecnologia singular, pois vem sistematizar o trabalho, possibilitando um avanço na prestação jurisdicional”. Mostrando a relação estreita entre os problemas atuais de mobilidade e as facilidades trazidas pelo PJe, o desembargador sublinhou que “agora os operadores podem participar do processo sem precisar se deslocar, tomando conhecimento, acessando e praticando os atos à distância”. Além dessas vantagens, citou ganhos no meio ambiente: “Deixaremos de usar o papel, fato que implica uma melhoria na qualidade de vida, já que apenas esta justiça especializada deixará de cortar cerca de 50 mil árvores por ano”, frisou.

Após o descerramento da placa comemorativa alusiva ao PJe na Vara de Catende pelo desembargador presidente e a magistrada Mariana Milet, foi protocolada pela advogada Jane Oliveira a primeira ação a tramitar pela plataforma eletrônica, cuja audiência inicial foi designada para o dia 04/08 às 9h. Na oportunidade a advogada também acentuou os progressos na acessibilidade e na celeridade: “não precisaremos mais nos deslocar até a vara, o que proporcionará a otimização dos processos e consequente melhora nos serviços prestados”, ressaltou.

Com a Vara de Catende, o TRT6 atinge 85% de suas unidades funcionando com o novo sistema processual. Em maio passado, com a chegada ao Fórum de Olinda, o TRT6 cumpriu antecipadamente a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para os Tribunais Regionais do Trabalho, que era de instalar o sistema eletrônico em 40% de suas unidades até o final de 2013. Em outubro, com a chegada à capital, a meta já havia sido dobrada pelo Regional. A previsão é alcançar todas as unidades de Pernambuco até o próximo mês.

Além do desembargador Ivanildo Andrade e da juíza Mariana Milet, compuseram o dispositivo de honra o prefeito do município de Catende, Otacílio Alves Cordeiro, e o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, João Gonçalves de Queiroz. A Caixa Econômica Federal apoiou a solenidade.

Dispositivo de honra Juíza Mariana Milet, desembargador Ivanildo Andrade, prefeito Otacílio Cordeiro e vereador Leonardo Brás