Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PJE INAUGURADO NA VARA DE GARANHUNS

Fotos: Stela Maris

Descerrando a placa: A juíza Sohad Cahu, o desembargador Ivanildo Andrade e o secretário de articulação política de Garanhuns, Wanderley Lopes

Importante cidade do Agreste Meridional de Pernambuco, Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, recebeu na manhã desta quarta-feira (07), o Processo Judicial Eletrônico (PJe), em cerimônia dirigida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, com a participação da juíza titular, Sohad Maria Cahu.

Ao falar durante o evento, o desembargador Ivanildo Andrade lembrou a ocasião, três anos antes, quando visitou na condição de corregedor a Vara de Garanhuns, já anunciando que viria uma grande modernização no Judiciário Trabalhista: o processo eletrônico.

O presidente do TRT-PE destacou os conhecidos benefícios do novo modelo processual, “que vai economizar esforços e conferir maior efetividade processual”. Na ocasião o desembargador chamou a atenção para o importante papel cumprido pela Justiça do Trabalho. “Lidamos com o trabalho, e é o trabalho humano que dá forma à terra, à agricultura, à criação artística, à produção de modo geral”, alertou.

Presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, discursa na cerimônia de implantação do PJe em Garanhuns

Reconheceu ainda o desembargador o empenho da OAB, num trabalho em parceria com o Tribunal,  no sentido de ambientar os advogados com a nova tecnologia do PJe.

Por último, o presidente ressaltou o cuidado do Tribunal com os servidores que estavam apenas acostumados às rotinas mecânicas exigidas pelo processo convencional. Para esses servidores, o Regional iniciou no último dia 05 um curso de atualização, que inclui produção textual, informática e direito, para que eles possam atuar no PJe.

UM NOVO CAPÍTULO

Em seu discurso, a juíza titular da Vara de Garanhuns, Sohad Maria Cahu, afirmou; “Estamos escrevendo um novo capítulo da Justiça do Trabalho em Garanhuns.”  Destacou o empenho da Administração do TRT-PE para implantação do PJe e completou dizendo que “deixamos para trás os volumosos processos de papel”. Sublinhou também a magistrada que, além de garantir maior celeridade à justiça, o PJe está em sintonia com a temática atual da preservação do meio ambiente, visto que dispensa o uso de papel, poupando milhares de árvores.

Duplo benefício. Juíza titular da Vara, Sohad Cahu, destaca PJe como fator de celeridade e preservação do meio ambiente

Com uma média de 1.200 processos por ano, concentrando reclamações trabalhistas principalmente da atividade agroindustrial e do comércio, a unidade de Garanhuns é 58ª Vara do TRT-PE que passa a dispor do PJe. Nessa quinta-feira (08) as VTs de Pesqueira e Belo Jardim terão instalada a nova plataforma processual e até o começo de junho próximo todas as 67 varas trabalhistas do Regional contarão com o PJe.

AOS 72 ANOS E ANTENADO COM A MODERNA TECNOLOGIA

Para o advogado José Tavares de Souza a Justiça do Trabalho vai ser ainda mais célere

Coube ao advogado  José Tavares de Souza o ajuizamento da primeira ação pelo PJe na Vara de Garanhuns, com a primeira audiência ficando marcada para o dia 22 de maio de 2014. Aos 72 anos, o advogado, que atua na VT desde sua instalação, em 1987, conta que não teve maiores dificuldades para lidar com a nova plataforma processual. E acredita numa Justiça do Trabalho ainda mais célere.

Segundo o diretor da Vara do Trabalho, Jânio Remígio, a equipe, composta por 14 servidores, está pronta para encarar a nova realidade trazida pelo PJe. Os servidores da unidade obtiveram bom desempenho no curso de capacitação e a expectativa é de que a prática vai trazer o aperfeiçoamento do conhecimento adquirido.

Expectativa. Para o diretor da Vara, Jânio Remígio, os servidores estão capacitados e prontos para a utilização do PJe

Estiveram presentes  à solenidade, o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir Rolim, o diretor de informática, Adriano Pinheiro. O secretário de articulação política de Garanhuns, Wanderley Lopes, representou o prefeito de Garanhuns, Izaias Regis. Também compareceram o secretário de administração do município, Alfredo Gois, e o Gerente Geral do Bradesco, Edmar Viana.

A cerimônia contou com o apoio da Caixa Econômica Federal.