Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

CARPINA É A 63ª VT A IMPLANTAR O PJE

Fotos: Stela Maris

Presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade; desembargadora Dione Nunes e o presidente da Subseccionais da OAB em Carpina, Francisco da Câmara Lima Filho, compuseram o dispositivo de honra da solenidade

“Mais uma etapa é cumprida pela administração do Tribunal”. Assim iniciou o discurso do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, na Vara do Trabalho de Carpina, a 63ª unidade do Regional a receber o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A solenidade de implantação aconteceu na manhã desta segunda-feira (26).

Nessa etapa final, quando 94% do Tribunal atua com o Processo Eletrônico, o presidente destacou os avanços conquistados: “Todos nós, desde criança estamos a superar desafios impostos pela vida. O PJe constitui uma ruptura com os métodos de trabalho até então observado. Com ele, uma nova cultura se instala – a cultura de economia dos autos”. Dentre os benefícios, estão a extinção de tarefas exclusivamente burocráticas, sem caráter jurisdicional – como a de procurar autos e carimbar –, o melhor uso da qualificação profissional do servidor, que conhecerá do processo como um todo, e a consequente melhor prestação de serviço público.

Equipe da VT de Carpina com o presidente do TRT-PE e a advogada Gelva Barbosa de Araújo

 O magistrado abordou também a preocupação do Tribunal em capacitar os servidores nessa etapa de modernização da Justiça. Além da formação para o uso da plataforma eletrônica, o Regional desenvolve cursos para capacitação quanto a matérias trabalhistas. Para atender as unidades do interior do estado, estima-se que as aulas acontecerão pelo sistema de Educação à Distância (EaD).

“Eu, agora mesmo vou fazer esse curso sobre PJe, porque, cada vez mais, ele vai se aperfeiçoando”, reforçou a desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva que acompanhou a solenidade. Em sua história no TRT-PE, a magistrada atuou como juíza na VT de Carpina, inclusive durante o período em que foi inaugurado seu prédio sede, em 1993.  Hoje, ela falou da alegria em vivenciar mais um avanço da unidade: “O PJe vem contribuir para uma maior celeridade e aperfeiçoamento da nossa prestação jurisdicional”, concluiu.

Em adição à rapidez da tramitação, o diretor da VT, Edmilson Ferreira de Carvalho, cita benefícios para saúde do servidor, que não precisará carregar e manuesar pesados volumes processuais e terá um ambiente de trabalho mais espaçoso e livre de poeira.

Maior celeridade, essa é a expectativa do diretor Edmilson de Carvalho e  do servidor Jadiael Alves

O servidor Jadiael Alves da Silva, por sua vez, relembrou a época em que foi instaurado o SIAJ. A ferramenta, inicialmente recebida com reservas, mostrou-se útil no dia a dia. Com o PJe, ele vê a possibilidade de eliminar as atividades repetitivas: “Há dias em que chegam 80 processos, com 50 ou 100 laudas para juntar e numerar”, exemplificou.

O primeiro processo a tramitar na plataforma eletrônica foi protocolado pela advogada Gelva Lúcia Barbosa de Araújo, que além de comentar sobre a maior eficiência da prestação jurisdicional, destacou o benefício do acesso direto aos autos, sem precisar comparecer ao Fórum.

A desembargadora Dione Nunes Furtado e o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro, descerram a placa comemorativa

A desembargadora Dione Nunes Furtado e o Diretor da Secretaria de Informática, João Adriano Pinheiro de Sousa, descerraram a placa alusiva à inauguração. Também compareceram ao evento o presidente da Subseccionais da OAB em Carpina, Francisco da Câmara Lima Filho; o secretário-geral da Presidência, Ayrton Carlos Porto Júnior, e o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim. A cerimônia de implantação teve o apoio da Caixa Econômica Federal.

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/89154134@N08/with/14090488537/

Helen Falcão