Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PROCESSO ELETRÔNICO AGORA EM LIMOEIRO

Quebra de Paradigma “Não é apenas uma plataforma que está sendo trocada; estamos vivenciando uma verdadeira revolução", destaca o presidente Ivanildo Andrade

Às exatas 11h da manhã de hoje (26), foi protocolada a primeira ação a tramitar pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Vara do Trabalho (VT) de Limoeiro. A unidade foi a 64ª a receber a inovação. Na próxima semana, dia 05 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) terá 100% de suas unidades utilizando o PJe-JT. 

Segundo o presidente do TRT6, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, o sistema deve ser recebido com alegria, pois representa a ampliação dos serviços prestados pelo Tribunal à sociedade pernambucana – litigantes, advogados, servidores etc. “Não é apenas uma plataforma que está sendo trocada; estamos vivenciando uma verdadeira revolução. Novos paradigmas serão firmados, novas exigências serão impostas e os servidores deixarão de exercer atividades burocráticas, para se firmarem como atores do processo”, expressou.

De acordo com o magistrado, a nova tecnologia traz a modernidade para o Judiciário tanto no quesito de celeridade e economia processual, como no fator integração. Para ele, a Justiça, seja ela Estadual ou Federal, de matéria específica ou geral, caminha para adoção da plataforma eletrônica, o que irá viabilizar a maior troca de informações entre as instituições, contribuindo para maior garantia de direitos.  

Tendo em vista a constante evolução do PJe, o presidente acredita que a comunicação mais eficaz entre os segmentos da Justiça permitirá maior efetividade às decisões judiciais: “Será mais fácil identificar bens. Teremos acesso às informações cartográficas”, exemplificou o desembargador, ao abordar a integração com cartórios, projeto já em estudo em São Paulo.

A respeito dos benefícios da tecnologia atual, o juiz do trabalho substituto Edson Luis Bryk, que já operou com a plataforma em outras VTs, levantou as melhorias na qualidade de vida dos profissionais afetados e no ambiente como um todo (preservação ambiental, contribuição para maior fluidez do trânsito, espaço de trabalho mais limpo e claro). “A partir do PJe, podemos dizer que a Justiça do Trabalho está efetivamente inserida nessa nova ordem social em que vivemos: nesse mundo online,  em que todos estão conectados e tudo é muito rápido”.

A celeridade também foi tratada como elemento destaque pelo diretor da unidade, Paulo Cesar de Albuquerque Fernandes, e para o advogado Caio Cesar Vieira Cabral, que protocolou o primeiro processo eletrônico da Justiça do Trabalho de Carpina.

Equipe da VT de Limoeiro com o presidente Ivanildo Andrade e a desembargadora Dione Nunes

A placa comemorativa foi descerrada pelo juiz Edson Bryk e pelo diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim. O dispositivo de honra, por sua vez, recebeu o presidente Ivanildo Andrade, a desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, o juiz Edson Bryk e a presidente da Subseccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Limoeiro, Maria Angélica Vilanova. A cerimônia de implantação teve o apoio da Caixa Econômica Federal.

Wlademir de Souza Rolim (diretor-geral) e juiz Edson Bryk descerram a placa comemorativa alusiva ao PJe-JT em Limoeiro, ao lado do presidente Ivanildo Andrade

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/89154134@N08/with/14090488537/

Helen Falcão