Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE DÁ ADEUS AO PAPEL

 
 
 
Presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, discursa durante a conclusão de instalação do PJe no Regional
 
 
Serra Talhada - Com a instalação do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Serra Talhada, nesta quinta-feira (05), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) passa a operar em todas as suas 67 varas e nos três termos judiciais com a nova plataforma processual.  A partir de agora para ajuizar uma ação na Justiça do Trabalho de Pernambuco não será preciso mais se deslocar a uma vara trabalhista. O advogado vai dar entrada no processo exclusivamente pelo meio eletrônico, usando a internet.
 
A nova plataforma tornará mais rápida a tramitação das ações, uma vez que dispensa a realização de tarefas mecânicas e burocráticas como carimbar, numerar e juntar documentos, ficando acessível aos magistrados, servidores e advogados sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Outras vantagens do PJe são a segurança e a preservação do meio ambiente, uma vez que os autos ficam a salvo de possíveis desastres, a exemplo de cheias, e dispensam o uso de papel, poupando do desmatamento milhares de árvores. 
 
Com o número 1168/2014, na Vara de Serra Talhada, foi ajuizado o último processo no modelo convencional, de papel, do Tribunal do Trabalho de Pernambuco, marcando o fim de uma era e o ingresso num novo tempo. 
 
Símbolo do final de uma era. O último processo físico ajuizado no TRT-PE, manuseado pelo diretor da VT de Serra, Damião Moura
 
 
Ao concluir a instalação o PJe no TRT-PE, na Vara do Trabalho de Serra Talhada, o presidente do Regional, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, afirmou, emocianado, “Tenho a honra de vir a Serra Talhada para concluir a instalação do PJe”. Sublinhou também que “O PJe constitui ferramenta fundamental para a construção da democracia, na medida em que aperfeiçoa a prestação jurisdicional”. 
 
 
Juíza titular da Vara de Serra Talhada, Ana Maria Freitas
 
 
Titular da Vara, a juíza Ana Maria Freitas, celebrou a chegada do PJe. “É com muita honra e orgulho que a Vara do Trabalho de Serra Talhada e o Termo Judiciário de Sertânia recebem o presidente do nosso Tribunal para fechar o ciclo de implantação do processo judicial eletrônico em todo estado de Pernambuco”. Destacando os valores da dignidade da pessoa e da atividade do ser humano, afirmou que “a implantação do processo judicial eletrônico não representa, apenas, avanço tecnológico, mas, principalmente, meio de dignificação da pessoa humana e valorização do trabalho, pilares de consolidação de um estado democrático de direito a partir do oferecimento de um judiciário mais célere”, concluiu. 
 
A primeira ação a tramitar no novo modelo processual na unidade de Serra Talhada foi ajuizada pelo advogado Estefferson Nogueira, com audiência marcada para o dia 28 de outubro de 2014. 
 
Na cerimônia de inauguração, o dispositivo de honra foi composto pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, a juíza titular da Vara de Serra Talhada, Ana Maria Freitas, o presidente da OAB, Seccional Serra Talhada, Estefferson Nogueira, o secretário de Administração da Prefeitura de Serra Talhada, Renato Godoy, representando o prefeito, Luciano Duque, e presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo Filho. 
 
Também compareceram à inauguração o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir Rolim, o diretor-geral, Ayrton Porto, e o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro. A cerimônia teve o apoio da Caixa Econômica. 
 
A Vara de Serra Talhada vem recebendo um grande número de processos nos últimos anos, com o aumento de reclamações trabalhistas oriundas das obras de transposição do São Francisco e da Transnordestina. Em 2013, a unidade recebeu 2.840 processos, mais outros 902 do Termo Judiciário de Sertânia. Neste ano já são registradas 1.163 ações em Serra e 423 em Sertânia. 
 
Inaugurado no TRT pernambucano em setembro de 2012, quando foi instalado na Segunda Instância e nas duas varas do trabalho de Igarassu, menos de dois anos depois o PJe já está disponível em todas as unidades judiciárias do Regional, inserindo o Tribunal em um novo ciclo tecnológico e lançando-o definitivamente à era virtual. 
 
Presidente e juíza titular descerram placa que simboliza a conclusão do PJe no TRT-PE
 
 
Graças ao esforço conjunto de todas as unidades do Regional e à articulação do Regional junto ao Tribunal Superior do Trabalho e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o TRT-PE superou sempre as metas previstas para instalação do PJe em cada período definido. 
 
Merecem destaque a atuação da Secretaria de Informática na instalação das máquinas, aumento da capacidade do link da internet e orientação aos advogados para uso do PJe. Também notável é a atuação da Escola Judicial, que desenvolveu um programa de capacitação do novo modelo processual. Mesclando aulas presenciais e ensino a distância, e tendo a participação de multiplicadores nas varas do trabalho, o modelo de capacitação tornou-se referência. Sem problemas maiores que aqueles que naturalmente acontecem na implantação de uma tecnologia tão inovadora, o TRT-PE entrega a sociedade pernambucana o novo modelo processual instalado em todas as 67 varas. 
 
 
Equipe de servidores da VT de Serra com a juíza titular e o desembargador presidente 
 
 
Eugenio Jerônimo 
Fotos: Stela Maris