Publicada em 11/06/2014 às 15h03 (atualizada há 13/06/2014 - 08:15)
Presidente Ivanildo Andrade destaca avanços recentes do Tribunal
O Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes conta com novas instalações. Na manhã desta quarta-feira (11), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inaugurou o novo prédio que agora abriga as cinco Varas Trabalhistas (VTs) do município e conta com uma ampliada área de atendimento ao público, salas de audiências, setor de protocolo, sala de advogados, área para hasta pública/leilões, ambiente dos oficiais de justiça e serviço de autoatendimento.
O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, comentou que, como servidor do TRT-PE, estava orgulhoso com os avanços do Tribunal, principalmente com a total instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). Ele destacou que o Regional conta com ótimas estruturas em todas as unidades, servidores comprometidos e preparados, boas condições de trabalho e ambientes bem adequados. “Em tempo ágil, a inauguração das novas instalações em Jaboatão representa uma economia de escala e racionalização da estrutura. Assumimos o compromisso de buscar permanentemente a melhoria dos serviços jurisdicionais para garantir um estado cada vez mais democrático”, disse.
Juiz Luciano Alexo enfatiza benefícios da concentração das unidades
O juiz titular da 5ª VT de Jaboatão, José Luciano Alexo da Silva, representando os magistrados e servidores do Fórum, discursou que a concentração das Varas num único local era uma expectativa de todos. “Hoje é um dia importante para o Tribunal, por disponibilizar à cidade de Jaboatão uma nova estrutura, facilitando o acesso de partes e advogados e reduzindo os custos pela concentração das unidades”. O juiz ainda destacou que as novas instalações, com um espaço ampliado e mobiliários adequados, proporcionam um ambiente digno e decente aos funcionários e à sociedade.
Magistrados Luciano Alexo e Ana Cláudia cortaram a fita de inauguração
Presidente Ivanildo Andrade e juíza Maria Betânia descerram a placa do novo prédio
Yapoatan
Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 1593, por Bento Figueira, proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas em 1648 e 1649. Em 1873, o povoado passou à Vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade. O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações. A partir de 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas. O município, situado no litoral do Estado, tem extensão de 256 km2, uma população estimada em quase 700 mil habitantes e receita de aproximadamente R$600 milhões por ano.
A solenidade, que teve apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), foi acompanhada pelo vice-presidente do TRT-PE, Pedro Paulo Nóbrega, pela corregedora do Tribunal, Virgínia Canavarro e pelos desembargadores do Regional, André Genn, Gisane Barbosa e Nise Pedroso, além do desembargador aposentado, Clovis Correa. Também prestigiaram a cerimônia a juíza-ouvidora do Tribunal, Patrícia Brandão, o juiz auxiliar da Corregedoria, Saulo Medeiros, os juízes titulares do Fórum de Jaboatão, Maria de Betânia Silveira (1ª VT), Aurélio da Silva (3ª VT) e Ana Petruccelli (4ª VT), o juiz titular da 1ª Vara de Igarassu, Ibrahim Alves, os juízes substitutos, Adriana Lessa, Paula Xavier, Maysa Costa e Germana Camarotti.
Estiveram presentes ao evento, ainda, o secretário de Orientação Jurídica de Jaboatão dos Guararapes (representando o prefeito Elias Gomes), Severino Amorim e a secretária executiva de Segurança Cidadã do município, Carla Vieira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Jaboatão (OAB-PE), Paulo de Tarso, a defensora pública estadual, Flávia Barros, a representante do Sindicato dos Advogados de Pernambuco, Evânia Mesquita, o gerente do Banco do Brasil, Paulo Barros e os gerentes da CEF, Luiz Alberto Nunes e Luiz Henrique Carvalho.
Por parte do TRT-PE, compareceram o secretário-geral da Presidência, Ayrton Porto, o diretor-geral de Secretaria, Wlademir Rolim, a secretária do Tribunal Pleno, Nyédja Azevedo, o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Eliane Remígio, o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado, o coordenador de Engenharia de Manutenção, Benuval Figueira e o coordenador de Planejamento Físico, Cláudio Barreto.
Serviço:
Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes
Estrada da Batalha, 1285 - Prazeres - Cep: 54315-570
Distribuição dos Feitos: distjab[at]trt6.jus[dot]br; 81-34611742
1ª VT: 81-33418963 ; varajaboatao1[at]trt6.jus[dot]br
2ª VT: 81-33411797; varajaboatao2[at]trt6.jus[dot]br
3ª VT: 81-33411130; varajaboatao3[at]trt6.jus[dot]br
4ª VT: 81-33410919; varajaboatao4[at]trt6.jus[dot]br
5ª VT: 81-34628725; varajaboatao5[at]trt6.jus[dot]br