Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

REPRESENTANTE DA OAB EXPÕE PRERROGATIVAS EM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL

 
Dando continuidade à programação do “Módulo Regional de Formação de Inicial de Magistrados”, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) realizou, na última quinta-feira (17), a palestra “As prerrogativas dos advogados”, discussão comandada pelo presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo da OAB-PE, Eduardo Pugliesi. Também participou do evento, realizado na sala de sessões das Turmas, o diretor de prerrogativas da AMATRA6, juiz Sérgio Vaisman.
 
Ao iniciar sua fala, Pugliesi destacou ser uma homenagem à advocacia pernambucana a inclusão deste tema num curso de formação inicial dos magistrados. “Com alegria, recebi a notícia que as ‘prerrogativas do advogado’ já foram expostas no curso de formação anterior.”
 
O palestrante mencionou a importância das prerrogativas, conceituada como um conjunto de direitos e deveres que garantem o livre exercício da  profissão. Destacou as peculiaridades e a importância das prerrogativas, que abrangem a atuação dos advogados, dos magistrados e dos membros do Ministério Público. 
 
 
 
“Para ser um bom juiz, o primordial é ter bom-senso”, disse Pugliesi. “Intelectualmente, todos que atuamos na Justiça do Trabalho somos bem preparados. Principalmente vocês, que acabam de ser aprovados em um concurso público extremamente difícil, não necessitam provar conhecimento para ninguém. É no bom-senso, na atuação serena, comedida, que residirá o sucesso de suas carreiras”, enfatizou.
 
Em seguida, pontuou temas e situações polêmicas, que podem gerar violações às prerrogativas do advogado no exercício da profissão, tais como o indeferimento de perguntas ou de produção de provas; a gravação das audiências; os ânimos exaltados e eventuais discussões em sala de audiência etc.
 
No final do encontro, o juiz titular da 4º Vara do Trabalho de Recife, Sérgio Vaisman, compartilhou sua experiência com os novos colegas e incentivou o bom convívio entre magistrados e advogados que atuam na 6ª Região.