Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SSTT PROMOVE ALMOÇO COLETIVO SAUDÁVEL

Os servidores da Secretaria de Segurança, Transporte e Telefonia do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) instituíram, neste mês de julho, um almoço coletivo diário com base nos produtos comprados na Feira de Alimentos Orgânicos deste Regional. Com o intuito de promover uma alimentação mais saudável, a ação acabou trazendo outros benefícios, como mais qualidade no ambiente de trabalho, melhor relacionamento entre os servidores e muita economia no bolso.

"Fazemos uma cota e compramos quase tudo na feirinha de orgânicos. O que falta, como um peixe, uma massa ou arroz integral, trazemos de casa. Não existe uma escala, todo mundo participa de alguma forma", conta Andréa Barros. No total, o gasto médio é de R$ 10,00 por pessoa, semanalmente. "Onde é que se almoça, com esta qualidade, por dois reais? E todo mundo está mais magro, com suas taxas em equilíbrio”, completa. "Só na primeira semana foi que gastamos um pouco mais, pois foi preciso comprar alguns produtos, como azeite, vinagre balsâmico e outros molhos, que demoram mais a acabar", lembra Cícero Silva.

As saladas são as grandes atrações do almoço. "Tem desde frutas, como morango; manga; kiwi; abacaxi; uvas; ameixa; passas e melão japonês; a legumes e verduras, como alface; acelga; repolho roxo e branco; pepino; rúcula; manjericão; salsão; cebola; cebolinha; castanhas; soja; beterraba; pimentão verde; amarelo e vermelho e palmito, além de ovos de galinha e de codorna e queijo coalho", revela Jeane Farias.

Tudo é feito com carinho e cuidado. "Depois que passamos a preparar as saladas, nossa copa está mais limpa. O chef do dia usa avental e touca, como manda o figurino. A Vigilância Sanitária pode vir que não tem problema", brinca Eliza Magalhães. E o espírito de colaboração é total. "Ás vezes a gente tem cenoura demais em casa, ou passas, beterraba, abacaxi... Em vez de estragar e ir pro lixo, a gente traz para incrementar a salada ou fazer suco", completa Eliza. "Até aquelas pessoas que tinham resistência a comer salada já estão participando", completa.

Só não dá pra se animar muito e querer filar a bóia do setor. "A gente incentiva e até ajuda a implementar a prática. Mas mesmo entrando na cota, não temos condições de cozinhar para servidores de fora", avisa o chefe de segurança Éverson Araújo. Mas logo em seguida, ele dá um desconto: "Se alguém quiser experimentar, podemos aceitar até dois convidados, sempre às quintas-feiras. Basta ligar pra gente na segunda e agendar".

Serviço

Secretaria de Segurança, Transporte e Telefonia: 3225-3225

Texto: Iúri Moreira

Fotos; Divulgação