Publicada em 12/08/2014 às 16h43 (atualizada há 26/08/2014 - 17:49)

A Escola São José Sport Club, em Nova Descoberta, zona norte do Recife, recebeu nesta terça (12/08) a primeira atividade da nova fase do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa, coordenado pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Pernambuco (Amatra 6), com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), ainda terá quatro encontros até setembro, na Escola Gabriela Mistral (Alto do Pascoal), EREM Aníbal Fernandes (Santo Amaro), Escola Pedro Augusto Carneiro Leão (Fundão) e EREM Ageu Magalhães (Casa Amarela).
"A idéia do projeto é aproximar o Poder Judiciário da sociedade e plantar sementes nas escolas, ensinando aos alunos o que é ética, justiça e cidadania, com a finalidade de formar cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres. Qualquer escola pode participar, mas a prioridade são as instituições públicas. Pernambuco é pioneiro neste projeto, que começou em 2005", destacou a juíza Carmen Varejão Richlin, coordenadora do TJC em Pernambuco.

Ainda segundo a juíza, em novembro, ao término dos trabalhos, haverá apresentações de todas as escolas, que concorrem à premiação com produções de seus alunos nas categorias teatro, vídeo e cordel. Nesta quarta (13/08), o TJC vai ao Alto do Pascoal, em encontro na Escola Gabriela Mistral. E o retorno é positivo: "Os estudantes ficam muito satisfeitos. Até um grupo veio falar conosco, pois disseram que nunca tinham visto um juiz de perto, é muito gratificante", concluiu. O encontro contou ainda com as presenças do juiz André Luiz Machado, presidente da Amatra 6 e das juízas Cleide Cruz e Ligia Valois.
Texto: Iúri Moreira
Fotos: Danilo Galvão