Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

COMISSÃO SOCIOCAMBIENTAL DO TRT RECEBE PRÊMIO DE ENTIDADE AGROECÓLIGICA

A Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) recebeu nesta sexta-feira (29) o Prêmio Excelência 2014 do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). A premiação aconteceu por ocasião dos 25 anos de fundação da entidade e contou com a presença de diversas autoridades parceiras. O evento ocorreu no Campo da Sementeira, zona rural do município de Glória de Goitá, onde também se deu a conclusão de duas turmas do Curso Técnico em Agroecologia.

A escolha da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE para receber o prêmio foi sobretudo pela contribuição que o Tribunal tem dado aos agricultores parceiros do SERTA com a criação da Feira de Produtos Orgânicos, em 2011. A feirinha, realizada semanalmente no estacionamento da sede do TRT-PE (nas quartas-feiras) e no pátio do Edifício da SUDENE (nas sextas-feiras), vem se consolidando e estimulando outros órgãos públicos na implantação de feiras semelhantes.

Para o representante da Comissão do TRT-PE, servidor Renatto Pinto, a parceria com o SERTA foi muito importante para efetivação da feirinha. “Desde o início contamos com o técnico Paulo Santana, que nos acompanhou, tanto na escolha dos agricultores quanto na divulgação junto aos servidores”, destacou o servidor. Além de beneficiar a agricultura familiar, o maior ganho tem sido a criação de um espaço de educação ambiental que a Feira de Produtos Orgânicos do TRT-PE tem proporcionado entre os servidores. Renatto conta que muitos deles já foram, inclusive, visitar a sede do SERTA para conhecer de perto como se dá a produção agroecológica.

Paulo Santana, Diretor do SERTA, entrega o prêmio a Renatto Pinto, presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental TRT-PE.

O presidente da Comissão expressou também sua alegria não apenas pelo reconhecimento da iniciativa, como também por participar da comemoração dos 25 anos da entidade: “Fazer parte da filosofia que o SERTA prega de sustentabilidade no campo, de fixação do agricultor na sua terra e de fazer com que o homem do campo produza com qualidade de vida e com saúde é a maior recompensa que temos. Sinto-me honrado em ter dado uma pequena contribuição para esta causa”.

Durante o evento aconteceram também a conclusão de duas turmas do Curso Técnico em Agroecologia, promovido pelo SERTA. Atualmente a entidade conta com dois campi, sendo um na Zona da Mata Norte e outro no Sertão Pernambucano, atendendo 103 municípios de sete estados do nordeste. Sua missão é formar jovens, educadores e produtores familiares para atuarem na promoção e desenvolvimento sustentável do campo.