Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE DE PORTAS ABERTAS PARA ESTUDANTES DE DIREITO

Estudantes de Direito foram recebidos pelo desembargador Ruy Salathiel no TRT-PE
 
Aproximadamente 120 estudantes do décimo período do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) entre 1º e 4 de setembro. Os futuros juristas foram recepcionados pelo presidente em exercício do Regional, desembargador Pedro Paulo Nóbrega, que ministrou palestra para os estudantes no início da semana, pelo desembargador Ruy Salathiel e por servidores. A atividade faz parte do trabalho de campo da disciplina “Prática Trabalhista” ministrada pelo professor Ariston Costa.
 
Durante a semana, divididos em quatro grupos, os estudantes primeiro visitaram o Núcleo de Autuação e Distribuição de 2ª Instância. No local, eles receberam explicações sobre os procedimentos administrativos para o recebimento dos processos, entre outras funções do setor. Em seguida, os alunos foram até o gabinete do desembargador Ruy Salathiel onde tiveram uma “aula de Direito Trabalhista”, como eles mesmos comentaram, com o magistrado.
 
O desembargador Ruy Salathiel detalhou o andamento processual nas instâncias jurídicas, desde o 1º Grau até o Tribunal Superior do Trabalho. O magistrado também destacou as peculiaridades da Justiça Trabalhista e a satisfação pelos resultados obtidos com o Direito. “É uma profissão belíssima, mas muito árdua. Quando se é advogado, é maravilhoso ver a gratidão das pessoas ao final de um processo. Trata-se de uma satisfação pessoal imensa” declarou. O desembargador Salathiel ainda enalteceu a importância da presença dos advogados nos tribunais como a forma mais completa de atuação desses operadores do Direito.
 
 
Concluintes de Direito conheceram detalhes administrativos e jurídicos do TRT-PE
 
Para o estudante Gileat Paulino, 24, o encontro serviu de estímulo à formação acadêmica e profissional, além de desmistificar, ainda mais, a ideia de distanciamento entre o Poder Judiciário e a população. “Poder unir a experiência teórica à prática e perceber como o conhecimento adquirido em sala de aula será instrumentalizado dentro do cotidiano de trabalho é uma necessidade, algo muito importante. Esta foi uma visita única e serviu para ‘quebrar o gelo’, provar que a Justiça do Trabalho está de portas abertas para todos os cidadãos, como nós, estudantes”, declarou o concluinte, que deseja seguir carreira na Promotoria.
 
As opiniões do desembargador Ruy Salathiel e do universitário Gileat Paulino também são compartilhadas pelo professor Ariston Costa, responsável pela visita dos estudantes ao Regional da 6ª Região. “A Justiça do Trabalho, em sua essência, passa uma visão de Justiça mais humanizada, mais próxima das pessoas. Esse é o diferencial da Justiça do Trabalho. Em minha formação, eu não tive a oportunidade de ter essa vivência, de aliar o que foi visto em sala de aula com o passo a passo de uma ação processual num tribunal, por exemplo”, lembra o professor. 
 
A experiência dos alunos, nesta visita, foi encerrada na Sala de Sessões das Turmas. Em dois anos, esse foi o quarto grupo de estudantes da Uninassau recebidos no Fórum Agamemnom Magalhães, sede do Regional. Antes de conhecer o TRT-PE, os alunos já haviam feito visitas às Varas do Trabalho do Recife, localizadas no Condomínio Sudene.
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Danilo Galvão