Publicada em 18/09/2014 às 12h50

Discutir ações e medidas em relação ao trabalho com o benzeno para minimizar os riscos à saúde do trabalhador. Esse é o objetivo do curso oferecido pela Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, que acontece de 23 a 25 de setembro no Auditório do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Confira a programação completa AQUI.
Na programação, estão palestras com as docentes e membros da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, as doutoras Arline Sidnéia Abel Arcuri e Luiza Maria Nunes Cardoso. O evento destina-se aos profissionais de saúde do SUS/Recife, petroleiros, frentistas de postos de combustíveis e demais profissionais que manipulam o benzeno.
O curso Benzeno – Riscos, efeitos sobre a saúde e estratégias de prevenção é uma parceria da Fundacentro com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Recife), com o apoio do Sindicato dos trabalhadores na indústria de petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro-PE/PB). A Fundacentro integra também o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6).
A participação no evento é gratuita. O curso tem carga horária de 16h e iniciará às 13h da terça-feira (23). Outras informações ou inscrições pelos seguintes contatos:
Telefone: (81) 3427-4566 / 3427-4775
E-mail: cestrecife[at]bol.com[dot]br
Telefone: (81) 3355-1861 / 3355-1850
Saiba mais - Benzeno é uma substância chave em processos que envolvam subprodutos do petróleo. Produtos como colas, solventes, tintas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, borrachas, explosivos, produtos farmacêuticos, isopor e outros materiais plásticos são apenas algumas das aplicações do benzeno. A substância também é encontrada em emissões da queima de carvão e óleo, escape de veículos automóveis, evaporação da gasolina e estações de serviço que utilizam solventes industriais.
Apesar de tão utilizado, o benzeno é altamente prejudicial à saúde, mesmo em quantidades e períodos mínimos de exposição. Órgãos governamentais têm tratado o benzeno como um risco sério a saúde ocupacional e para saúde mundial de um modo geral e representa um desafio prevenir a população quanto a sua exposição e ainda criar formas de substituí-lo na indústria.