Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Pedaladas pelo Trabalho Decente


Clima de festa entre os participantes do I Passeio Ciclístico pelo Trabalho Decente

Confira as fotos do Paseio Ciclístico pelo Trabalho Decente na fanpage do TRT-PE no Facebook e álbum de fotos do Tribunal no Flickr.

Ruas, pontes e avenidas do Centro do Recife ganharam um colorido especial na manhã deste sábado (22) com a realização do I Passeio Ciclístico pelo Trabalho Decente. Promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a atividade reuniu 120 participantes, entre magistrados, servidores, prestadores de serviço e membros de diversas instituições e seus familiares. 
 
Os objetivos do evento foram divulgar as atividades do Programa Trabalho Decente e promover o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, também na capital. O passeio foi realizado em parceria com o Núcleo de Saúde e a Comissão de Responsabilidade Social do TRT6, além do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6).


Ciclistas cruzaram ruas, pontes e avenidas do Centro do Recife no sábado (22)
 
Os ciclistas deixaram a sede do TRT-PE, no Cais do Apolo, Bairro do Recife, por volta das 8h e seguiram em direção à Praça da República. A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Cemitério dos Ingleses, o Parque 13 de Maio e a Praça do Marco Zero foram outros locais observados no percurso. Durante as paradas para reidratação, os participantes ouviram explicações sobre a história da cidade graças a presença de uma guia turística. Todo o trajeto foi acompanhado por batedores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A equipe da Ciclo Adventure garantiu apoio logístico à ação, que também contou com o auxílio da Construtora Conic. 
 
Entusiasta do passeio, o desembargador Fábio Farias declarou-se satisfeito com o evento e com a oportunidade de divulgar o Programa Trabalho Decente e o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro. “O debate sobre as condições decentes de trabalho precisam estar em nosso cotidiano. O passeio teve esse propósito mais lúdico, de pensar a promoção à saúde, não só nos aspecto físico, como um passeio de bicicleta permite, como também no aspecto espiritual, porque viemos com familiares e amigos. Foi uma interação muito boa e acho que todos saem daqui muito satisfeitos”, declarou. 


Na Praça da República, participantes conheceram um pouco da história do Recife
 
O Programa Trabalho Decente reúne objetivos estratégicos estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em busca de melhores condições de trabalho. Entre alguns pontos, estão liberdade sindical, eliminação do trabalho forçado e do trabalho infantil, extinção de discriminação no ambiente de trabalho.
 
Ao final do Passeio Ciclístico pelo Trabalho Seguro, por volta das 9h45, foi realizado o sorteio de camisas da campanha de combate ao trabalho infantil, autografadas por jogadores de futebol do Sport, do Náutico e do Santa Cruz, e três bicicletas doadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio – PE). Os ganhadores das bicicletas foram Ronaldo de Souza Freitas, Francylara Antônio Nunes de Assis e Carlos Alberto de Carvalho. 


Confratenização entre todos os participantes do passeio no Marco Zero do Recife
 
Com 33 anos de TRT-PE, o servidor Carlos Alberto de Carvalho, lotado no Serviço de Segurança, Transporte e Comunicações (SSTC), viu no passeio ciclístico uma forma de cuidar mais da saúde e do bem-estar. “Foi minha primeira participação em algo desse tipo. Fiquei muito animado. Com o prêmio, a bicicleta, eu vou poder começar a dar minhas pedaladas e perder uns quatro quilos”, planeja, aos risos. 
 
Uma das organizadoras do evento, a servidora Michelle Rangel, do Núcleo de Saúde TRT-PE, elogiou o envolvimento dos colegas. “A gente conseguiu atingir o objetivo de estimular a prática de atividade física, com o intuito também de divulgar a questão do trabalho seguro, do combate ao trabalho infantil e outras ações. Isso é muito importante. A participação de todos foi maravilhosa. Esperamos contar com esse apoio em outros eventos”, afirmou. O TRT-PE também promove há dois anos, por exemplo, a Corrida e Caminhada em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Confira as fotos do Passeio Ciclístico pelo Trabalho Decente na fanpage do TRT-PE no Facebook e no álbum de fotos do Tribunal no Flickr.


Desembargador Fábio Farias e servidora Michelle Rangel (dir) entregam premiações 
 
Congresso – Um dos objetivos do passeio também foi divulgar o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que acontece no Recife entre 25 e 27 de novembro. Os mais de 330 participantes assistirão a 12 palestras sobre condições de segurança no ambiente de trabalho ministradas por especialistas de diversas instituições, vindos de várias partes do Brasil.

O evento será realizado no Golden Tulip Recife Palace, localizado na avenida Boa Viagem, 4070, bairro de Boa Viagem. Na terça-feira (25), às 19h, acontecerá a abertura do Congresso. Nos dois dias seguintes, quarta (26) e quinta (27), os encontros serão das 8h às 18h. A programação completa pode ser conferida AQUI.
 
Getrin6 – Tanto o Passeio Ciclístico pelo Trabalho Seguro quanto o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro contam com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região (Getrin6). O objetivo do Grupo é desenvolver ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, visando à formulação e execução de projetos de prevenção e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Getrin6 é formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Previdência Social, pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e pela Prefeitura Municipal de Olinda. 
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Danilo Galvão