Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial inicia Planejamento Estratégico

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) iniciou, neste mês de dezembro, a elaboração de seu Planejamento Estratégico para os próximos anos. Os encontros aconteceram nos dias 1º, 02, 10, 12, 16 e 17, no prédio da Encruzilhada. Participaram da capacitação o juiz coordenador geral da Escola, Agenor Martins Pereira, além de 14 servidores que trabalham em cinco diferentes Seções ligadas à Secretaria Executiva da unidade (Apoio, Administrativa, Pedagógica, EaD e Biblioteca). Os dois estagiários (áreas pedagógica e de Informática) também participaram das atividades.

Conduzidos pelo consultor Rossini Medeiros, os trabalhos contemplaram inicialmente atividades com todo o grupo, promovendo uma maior interação da equipe – que desenvolve suas atividades em três ambientes distintos: sala do Cais do Apolo, prédio da Encruzilhada e Sudene (Seção de Biblioteca). Vencida esta etapa de dispersão, imposta pelo frenético ritmo de trabalho e pela nova dinâmica de cursos nas modalidades presencial, em EaD e misto (blended), cada unidade, separadamente, mapeou as principais dificuldades observadas no seu ambiente de trabalho. Utilizando a técnica americana SWOT (sigla do Inglês), o grupo elaborou uma análise – balizada nos componentes “forças”, “oportunidades”, “fraquezas” e “ameaças” – dos ambientes interno e externo da Escola.

Cada Seção teve a oportunidade de apresentar algumas dificuldades de suas áreas, listando causas e consequências, e já propondo soluções. Iniciou-se, assim, um longo diagnóstico organizacional da Escola, que continuará sendo construído ao longo de 2015. O próximo passo foi solicitar que cada setor listasse seus projetos táticos, definindo ações, período para realização, servidor responsável e data final para entrega de cada projeto. Por fim, cada seção concluiu e apresentou pelo menos um “Procedimento Operacional Padrão (POP)” – espécie de ficha onde se detalha todo o “passo a passo” de uma atividade. A ideia é que, no futuro, cada seção possua vários POPs arquivados, facilitando a execução das tarefas rotineiras, mesmo que haja eventuais ausências ou necessidade de substituição do servidor responsável pelas mesmas.

“Estou muito satisfeito com o que conseguimos produzir, num curto espaço de tempo. Agrada-me especialmente a redação da missão, da visão e dos valores da Escola Judicial”, destacou o consultor Rossini Medeiros. Ao longo dos encontros, o instrutor lembrou que o planejamento estratégico é um processo em constante construção. “Lembrem-se que fraquezas e ameaças podem ser convertidas em oportunidades”. Para o juiz coordenador geral da Escola, Agenor Martins Pereira, “o ano de 2014, por uma série de avanços, foi muito especial para a Escola, e está sendo coroado com a formulação de seu Planejamento Estratégico”. Por fim, a secretária executiva da unidade, agradeceu o empenho da equipe ao longo do ano. Destacou a qualidade individual dos servidores, lembrando que a Escola, ao firmar sua atuação no Tribunal, receberá novas e crescentes demandas. “Por isso a importância de elaborarmos um mapa estratégico, capaz de orientar nossas ações”, concluiu.

Mapa Estratégico da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6)

MISSÃO: Promover a gestão do conhecimento visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social.

VISÃO: Ser reconhecida pela sociedade como uma Escola Judicial de excelência.

VALORES: Ética – Respeito – Urbanidade – Cidadania – Qualidade –  Responsabilidade Social e Ambiental

Texto: Gutemberg Soares - Escola Judicial