Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Reunião do Coleouv discute melhorias e aponta conquistas para as Ouvidorias dos TRTs

O Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) esteve reunido em Campinas (SP) entre os dias 23 e 24 de abril para discutir o aperfeiçoamento dos trabalhos relacionados ao atendimento e satisfação do cidadão. No exercício da função no TRT-PE, a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo representou o Regional6 no encontro, no qual foi eleito como presidente da entidade o desembargador José Otávio de Souza Ferreira (TRT15).

Nos dois dias, os ouvidores apresentaram projetos e planos de ação e trocaram experiências e informações sobre as boas práticas desenvolvidas por cada entidade. A pauta incluiu discussões sobre o projeto de implantação da Rede Nacional de Ouvidorias da Justiça do Trabalho; desdobramentos da implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI); o módulo destinado à Ouvidoria junto ao Processo Administrativo Eletrônico da Justiça do Trabalho (Proad); e o estabelecimento de parâmetros para elaboração de pesquisa de satisfação do usuário.

Durante o encontro também foram formadas comissões para formular propostas com foco na uniformização de procedimentos das ouvidorias dos Regionais e a criação de um sistema unificado de tecnologia da informação para a área. Os grupos terão um prazo de 30 dias para apresentar as sugestões, que serão encaminhadas ao Tribunal Superior do Trabalho e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Brasília.   

A programação ainda contou com uma palestra do professor Francisco Regis De Morais. Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele falou sobre o tema Ouvidoria Pública, Democracia e Mídia no Mundo Contemporâneo. A reunião também dedicou um tempo para abordar o programa de integração tecnológica das ouvidorias do Judiciário brasileiro, numa apresentação do ouvidor e conselheiro do CNJ, Fabiano Silveira.

Saiba mais – O Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) foi criado em 23 de novembro de 2012, no 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, realizado em Porto Alegre (RS). A entidade é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que estiverem no exercício do cargo de ouvidor ou vice-ouvidor. O colegiado tem por objetivo contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos ouvidores da Justiça do Trabalho.

Ouvidoria do TRT-PE - Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. O cidadão pode se manifestar pessoalmente ou pelas urnas instaladas no edifício-sede da instituição, no Recife; pela Teleouvidoria, em ligação gratuita para o número 0800-722-4477; pela internet, diretamente no LINK ; ou ainda pelo e-mail ouvidoria[at]trt6.jus[dot]br. O atendimento ocorre sempre nos dias úteis, no horário do expediente, e contempla reclamações, denúncias e sugestões. As dúvidas simples, sempre que possível, são respondidas imediatamente, inclusive verbalmente.

Texto: Larissa Correia, com informações da assessoria de imprensa do TRT15

Foto: Stela Maris