Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Ecos de Pernambuco realiza seminário pela maior eficiência no uso da água

Em seu primeiro seminário, o Ecos de Pernambuco traz um tema atual: “A gestão sustentável dos recursos hídricos”. A primeira parte do evento aconteceu nesta manhã (10), na sala de Sessões do Pleno, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O segundo momento está sendo na Sala de Reunião Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no prédio anexo ao Palácio da Justiça. O Ecos Pernambuco foi instituído em setembro de 2014, por meio da assinatura de um acordo de cooperação, para desenvolver atividades de responsabilidade socioambiental, por meio do qual se comprometeram o TRT-PE, o TJPE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal de Constas de Pernambuco (TCE-PE) e a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE).

Coordenador da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, Renatto Pinto

O coordenador da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, Renatto Pinto, ressaltou que a ideia do seminário é apresentar recomendações factíveis que possam ser adotadas no âmbito das instituições envolvidas. O chefe do Núcleo de Responsabilidade Social do TJPE, Ayrton Rocha, por sua vez, destacou a importância da união de forças em busca do objetivo comum: “Só vamos lograr êxito se fizermos um trabalho em cooperação”, afirmou.

Sob o tema “Crise hídrica: cenários regional e nacional”, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ricardo Braga explicou que a relação do homem com os recursos hídricos varia de acordo com a quantidade e qualidade da água disponível. Com base nessa relação, a Organização das Nações Unidas (ONU) quantificou que 110 litros d’água por dia é o suficiente para o ser humano suprir suas necessidades e se manter saudável.  Diante dessa variação, o professor destacou que as ações pelo uso consciente desse recurso, promovendo sua redução e reutilização, devem levar em consideração os hábitos locais.

Professor Ricardo Braga em sua palestra “Crise hídrica: cenários regional e nacional”

Aprofundando o assunto da disponibilidade da água, o professor da UFRPE Ênio França e Silva explicou que, apesar de ¾ da superfície da Terra ser coberta de água, apenas 1% dela é própria para uso e de fácil acesso. O clima e a geografia também são elementos influenciadores. No Brasil, por exemplo, 70% do manancial de água doce fica na Região Amazônica, enquanto o Nordeste detém apenas 3%.  O crescimento populacional é outro fator que afeta a disponibilidade desses recursos, tanto por conta do aumento do consumo quanto em razão da maior poluição gerada.  Após essa introdução, o professor entrou no tema da palestra “Tecnologias para o uso eficiente da água”, destacando cases na indústria agrônoma e automobilística.

Professor Ênio França e Silva fala sobre “Tecnologias para o uso eficiente da água

Último palestrante da manhã, o gerente de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Sérgio Maffioletti, apresentou as medidas adotadas no Shopping RioMar para o uso mais eficiente da água, dando como exemplo de reutilização o emprego da água captada da chuva no sistema de refrigeração e a usada para lavar as mãos, que é reaproveitada nas descargas dos banheiros.  Quanto à redução do uso, explicou que são adotados equipamentos de economia, como os vasos sanitários a vácuo e as torneiras e mictórios automáticos, que dispensam uma quantidade específica d’água apenas quando o sensor de detecção de presença é acionado. O gerente ressaltou também que cada entidade deve identificar onde está sua maior demanda hídrica, por exemplo, na irrigação de árvores e jardins, no sistema de refrigeração, na limpeza, etc., para assim investir em alternativas mais sustentáveis e eficientes.

Gerente do Grupo JCPM, Sérgio Maffioletti, com o case "Experiências do Grupo JCPM no uso mais eficiente da água. Subcondomínio Rio Mar"

A Mesa de Honra do seminário foi formada pelo Secretário-Geral da Presidência do TRT-PE, Sérgio Mello; o vice-reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão; o secretário de administração do TJPE, João Batista, e o secretário executivo do Meio ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco, Carlos André Cavalcanti. Também estiveram presentes a juíza Luciana Ferreira; o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir de Souza Rolim; as representantes do TRE Simone Barros de Andrade e Sinara Silva; e a professora da UFRPE Soraya El-Deir.

Veja mais fotos no Flickr do TRT-PE

Texto: Helen Falcão

Imagem: Elysângela Freitas